Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 1.967

Aluno: Múcio Jaziel Alves de Andrade
Orientador: Prof. Cristiano Côelho de Araújo
Título: IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS EM DISCIPLINAS DE APRENDIZAGEM PARA INOVAÇÃO ENFRENTADOS POR PROFESSORES E ALUNOS: UM ESTUDO DE CASO

Data: 29/04/2021
Hora/Local: 14h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Profa. Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco  (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Luciano Rogerio de Lemos Meira (UFPE / Departamento de Psicologia)
Prof. Cristiano Côelho de Araújo  (UFPE / Centro de Informática)


RESUMO:

Esta dissertação apresenta um estudo de caso que visa identificar os 
principais problemas de professores e alunos ao participarem de um curso de 
inovação na aprendizagem, organizado em equipes multidisciplinares. A 
literatura sobre educação para a inovação ainda não tem discutido 
sistematicamente os problemas que os professores e alunos enfrentam neste 
tipo de curso. Desenvolvemos o estudo com professores e alunos de uma 
disciplina de inovação que é ministrado há 15 anos. Esta disciplina segue 
um processo de inovação dividido em buscas para descobrir uma oportunidade, 
projetar e implementar uma solução digital inovadora, geralmente como 
aplicativos móveis ou web. O estudo de caso incluiu entrevistas de 
problemas adaptadas da abordagem de inicialização Lean, observações in loco 
e análise da comunicação de duas equipes via Whatsapp e Telegram. Os 
resultados mostram que os problemas prioritários dos alunos estão 
relacionados à colaboração ineficaz em equipes multidisciplinares. Esses 
problemas de colaboração são difíceis de serem identificados pelos 
professores, mas eles aparecem em suas comunicações sobre ferramentas 
sociais. Esta característica permite que, no futuro, sejam desenvolvidas 
ferramentas de apoio à colaboração em equipes a partir da interação de seus 
integrantes em ferramentas de comunicação.

Palavras-chave: innovation learning, collaboration problems, 
multidisciplinarity, collaborative learning

Comentários desativados