De 30 de abril a 02 de maio, ocorreu a Hack Grrrl 2021, que pela primeira vez aconteceu no formato virtual e foi aberta para participantes de todo o Brasil. Assim como na primeira edição, o evento foi organizado por alunas do Centro de Informática (CIn) da UFPE, e este ano contou com Carolina Melo, Mayara Gomes, Beatriz Alves e Viviane Barros compondo a equipe, além de Lavínia Paganini e Nathalia Paiva, idealizadoras do projeto, ambas membros do Cintia, grupo de mulheres do CIn.

Este ano, o Hack Grrrl propôs o desenvolvimento de aplicações para resolver problemas sobre “Ética em Marketing para o Público Feminino”, tema do hackathon. O evento teve duração de 48 horas e reuniu 12 equipes multidisciplinares, composta por 55 participantes.

A equipe de mentoria e organização da iniciativa, 100% formada por mulheres, contou com 21 mentoras disponíveis durante a hackathon. Além dos desafios propostos, as participantes do evento puderam acompanhar os workshops de React e GraphQL, apresentado pelo aluno de engenharia da computação do CIn Thiago Augusto; e de “Como construir conversas interativas?”, com o desenvolvedor evangelista da empresa norte-americana Twilio, Luiz Leão.

Para Lavínia, “foi bastante trabalhoso adaptar o evento para o virtual, mas conseguimos atingir um novo público além de Pernambuco, com participantes e mentoras de todas as regiões do país. Esperamos continuar esse impacto nas próximas edições e crescer ainda mais a Hack Grrrl”.

Sobre a Hack Grrrl: A Hack Grrrl é uma hackathon de maioria feminina, evento para desenvolvimento de aplicações, com duração entre 24 a 48 horas, que busca reunir equipes multidisciplinares para resolver um problema de acordo com o tema apresentado. Fundada em 2019 em Recife-PE, sua primeira edição contou com 26 participantes de forma presencial para criação de soluções em Igualdade de Gênero. A missão da Hack Grrrl é tornar o ambiente de hackathons e STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) mais acolhedor para mulheres e grupos historicamente não representados.