Os professores Ana Carolina Salgado, Francisco Carvalho e Silvio Meira do Centro de Informática (CIn) da UFPE foram agraciados com os prêmios da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) Tércio Pacitti, Mérito Científico e Newton Faller, respectivamente. A premiação foi realizada no XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) e destacou as colaborações notáveis na educação, na área científica e em contribuições à Sociedade. 

O prêmio Tércio Pacitti reconhece anualmente professores com trabalho inovador no cenário nacional em prol da Educação em Computação. Seu nome se dá por conta do engenheiro, professor, pesquisador e escritor brasileiro de mesmo nome, que teve grande relevância na área de ciência da computação. Além de Ana Carolina Salgado, os professores do Centro, Katia Guimarães, Alex Sandro Gomes e Geber Ramalho, também já arremataram a honraria nos anos de 2020, 2018 e 2017, respectivamente. Veja o momento em que a professora Ana Carolina recebe o prêmio.

Francisco Carvalho é o terceiro professor do CIn a receber o Mérito Científico. Em 2015, a professora do CIn Teresa Ludermir, foi a primeira docente do Centro a receber o prêmio que é destinado a um associado efetivo ou fundador da SBC com reconhecida contribuição científica e/ou técnica em uma das várias áreas e especialidades da computação abrangidas pela Sociedade. Em 2018, o professor Augusto Sampaio também foi agraciado com a honraria. Assista ao professor Francisco recebendo o prêmio.

Já o prêmio Newton Faller, foi concedido a um professor do CIn pela terceira vez. O primeiro prêmio foi entregue no ano de 2017 ao professor Paulo Cunha, em 2019 para José Augusto Suruagy, professor e ex-vice-diretor do Centro e este ano a Sílvio Meira, assista ao momento.  

Este ano, a categoria Cristina Tavares, entregue geralmente a pessoas fora da comunidade de informática, não foi entregue. Desta forma, todas as categorias agraciaram professores do CIn-UFPE, tornando o Centro a instituição com mais prêmios, com 10 dos 43 prêmios entregues pela SBC até hoje. Esta e outras informações sobre as premiações podem ser conferidas no site da SBC.

Comentários desativados