Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 1.971

Aluno: Aluisio José Pereira
Orientador: Prof.  Alex Sandro Gomes
Co-orientador: Prof. Tiago Thompsen Primo ( UFPel / Centro de Desenvolvimento Tecnológico)
Título: ESPECIFICAÇÃO DE SISTEMA DE RECOMENDAÇÃO A PARTIR DE ANÁLISE DE INTERAÇÕES EM REDE SOCIAL EDUCACIONAL
Data: 09/08/2021
Hora/Local: 14h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. Ricardo Massa Ferreira Lima (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Eliseo Berni Reategui (UFRGS / Departamento de Estudos Especializados)
Prof. Alex Sandro Gomes (UFPE / Centro de Informática)


RESUMO:

A especificação de Sistemas de Recomendação Educacional (SRE), atualmente, 
centra esforços no estudo dos dados relacionais, nas técnicas de 
aprendizagem de máquina, recuperação e filtragem da informação e nos 
algoritmos para realizar as recomendações. Esses mecanismos por si só podem 
não fornecer insumos suficientes para construção de um modelo preciso de 
recomendação diante de uma heterogeneidade de fatores humanos nas 
interações dos atores envolvidos no contexto educacional. Sendo assim, o 
objetivo deste trabalho é especificar uma abordagem de SRE com potenciais 
mecanismos para estimular a dinâmica de interação entre estudante-professor 
e conteúdos escolares na Rede Social Educacional (Redu). Para tanto, a 
pesquisa tem como caráter uma abordagem projetiva a qual adota técnicas 
quali-quantitativas para analisar o contexto de aplicação e dados gerados 
por estudantes e professores na utilização do Redu no contexto do 
aprendizado remoto em uma instituição pública de educação básica do Recife. 
Foram conduzidas observações presenciais e on-line. Um questionário foi 
aplicado a 187 estudantes e 62 professores. Foram realizadas análises de 
agrupamento por uma abordagem não-supervisionada para identificar os níveis 
de interação a partir de dados educacionais de 963 estudantes que usaram o 
ambiente virtual no letivo de 2020. Foram conduzidas entrevistas 
semiestruturadas com 13 estudantes e 10 professores para coletar 
informações sobre as estratégias e dificuldades de interação. Os estudos 
conduzidos possibilitaram identificar os principais assuntos tratados nas 
interações no ambiente Redu. Formar clusters e caracterizar os padrões 
(mais interagem, interagem esporadicamente ou raramente) dos estudantes. 
Categorizar as respostas das entrevistas e identificar as estratégias de 
interação dos estudantes e professores no uso do ambiente virtual, as 
improvisações realizadas fora do ambiente virtual e um conjunto de 
dificuldades para interagirem. Os resultados permitiram especificar uma 
abordagem de SRE para atender a necessidades essenciais na dinâmica de 
interação e possibilitaram chegar a elementos nos quais estratégias de 
especificação centradas nos algoritmos não seriam decisivas em alcançar 
para definir em quais pontos a abordagem poderia atuar.

Palavras-chave: Sistema de Recomendação Educacional. Redu. Dinâmica de 
Interação. Aprendizado Remoto.

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