Pós-Graduação Profissional em Ciência da Computação    CIn / UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Profissional Nº 334

Nome do Aluno: José Jhonnatas Aires da Silva Alencar

Nome do Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos

Título da Dissertação:  MASP Heroes – Uma abordagem baseada em serious games para o ensino do método de análise e solução de problemas – MASP

Data da Defesa: 19/08/2021

Hora/Local: 09:00h –Virtual (Interessados em assistir entrar em contato com  a secretaria do Programa secmprof@cin.ufpe.br)

Banca Examinadora:

Prof.  Geber Lisboa Ramalho (CIn-UFPE)

Prof.  Adriano Bessa Albuquerque (UNIFOR)

Prof. Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (CIn-UFPE)

Resumo:

Para que as instituições públicas ou privadas possam fornecer serviços de qualidade ao seu público, é necessário que invistam em métodos e técnicas para manter seus processos livres de problemas, pois os mesmos costumam causar diversos tipos de prejuízos que juntos impactam diretamente na qualidade dos serviços prestados. Tendo em vista o cenário de pouca adesão do processo de gerenciamento de problemas pelas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES demonstrado pelos relatórios de fiscalização do Tribunal de Contas da União – TCU e os diversos impactos negativos que essa situação promove em relação aos meios com que as equipes de suporte de TI lotadas nessas instituições encaram esses problemas, surge a necessidade de tratá-los de forma sistemática e eficiente. De acordo com diversos autores, o Método de Análise e Solução de Problemas – MASP é conhecido como um método eficiente e amplamente utilizado para combater todos os tipos de problemas, buscando eliminá-los desde a sua causa raiz evitando seu reaparecimento. No entanto, sabe-se que a aprendizagem de um método como o MASP demanda prática, tempo e contato frequente com o conteúdo a ser aprendido. Além disso, há a chance de o conteúdo não ser considerado interessante por algumas pessoas. Diante do exposto, este trabalho apresenta uma abordagem fundamentada em serious games, por meio do desenvolvimento de um jogo digital chamado de “MASP Heroes” no estilo RPG (Role Playing Game) baseado no MASP, para que seja utilizado na capacitação e treinamento de equipes de suporte de TI das IFES, e avaliar se o mesmo contribui de alguma forma para a aprendizagem e motivação da aplicabilidade do MASP em problemas reais enfrentados por essas equipes. Neste contexto, foram realizadas pesquisas na literatura, tanto para adaptação do conteúdo a ser explorado no jogo quanto sobre os recursos e técnicas para o seu desenvolvimento. Atualmente, o jogo encontra-se finalizado, testado e avaliado por meio de um experimento controlado com a participação de técnicos de TI de duas IFES no qual foram aplicados questionários para coletada de dados referentes à aprendizagem, motivação de aplicação do MASP em problemas reais e qualidade do MASP Heroes.  A partir da análise de dados foi possível perceber a importância dos serious games como ferramenta de aprendizagem, sendo que o grupo experimental, que teve como forma de tratamento o MASP Heroes, obteve melhor nível de aprendizagem que o grupo controle. Em relação à motivação para aplicação do MASP em problemas reais, o resultado deste estudo indica que apesar do MASP Heroes gerar um certo nível de motivação nos participantes, ao se analisar de forma estatística, a diferença entre os grupos não se mostrou significante, não sendo possível afirmar que o serious game pode, na maioria das vezes, influenciar de forma positiva o nível de motivação. Em relação a qualidade do MASP Heroes enquanto jogo educacional, de acordo com o modelo de avaliação MEEGA+, o jogo foi obteve a classificação de “bom nível de qualidade” numa escala que vai desde “baixa qualidade” até “excelente qualidade”. Finalmente, por meio deste estudo foi possível confirmar que o MASP Heroes pode ser utilizado como meio para ensinar e mostrar a importância de um método de solução de problemas como o MASP e em algumas vezes motivar as equipes de técnicos de TI a utilizá-lo em problemas reais nas IFES.

Palavras-chave: Serious Games. Qc-Story. Masp. Qualidade. Gestão da qualidade.