Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE

Aluno: CARLOS ALEXANDRE SILVA DE MELO
Orientador: Prof.  PAULO ROMERO MARTINS MACIEL
Co-orientador: Prof.  JAMILSON RAMALHO DANTAS
Título: Planejamento de infraestruturas computacionais para o provimento de
serviços baseados em blockchain
Data: 10/09/2021
Hora/Local: 9h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. Kelvin Lopes Dias (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Nelson Souto Rosa (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Gustavo rau de Almeida Callou (UFRPE / Departamento de Computação)
Prof. Jó Ueyama   (USP / ICMC)
Prof. Virgilio Augusto Fernandes Almeida  (UFMG / Departamento de Ciência da Computação)

RESUMO:

Através da ascensão das redes ponto-a-ponto nos tornamos detentores de grandes poderes e responsabilidades no processo de provimento de serviços através da Internet. Até então nosso alcance era unidirecional, uma limitação inerente ao modelo cliente-servidor adotado pela grande maioria dos serviços em operação na Grande Rede, agora, graças ao uso de aplicações como o BitTorrent, somos capazes de nos tornar verdadeiros provedores de conteúdo, adicionando um nível extra de complexidade a uma rede outrora estática. Uma das precursoras da mais recente evolução no âmbito de redes ponto-a-ponto são as tecnologias baseadas em registro distribuído, como as blockchains, que permitem a seus usuários serem os auditores, executores e clientes que submetem as mais diversas transações a um enorme ecossistema interconectado. Todavia, assim como em modelos tradicionais de prestação de serviços através da Internet, faz-se necessária a quantificação de sua viabilidade, seja a nível pessoal ou empresarial. A presente tese de doutorado avalia e apresenta um conjunto de modelos formais para avaliação de disponibilidade e confiabilidade de infraestruturas computacionais capazes de hospedar aplicações baseadas em blockchain. Além disso, apresentamos os custos associados à implantação e manutenção dessas infraestruturas, bem como, a sua respectiva avaliação de desempenho, visando o estabelecimento de uma relação de performabilidade entre as métricas citadas. Dentre os resultados obtidos, podemos citar o impacto das políticas de endossamento sobre os custos de manutenção, disponibilidade e confiabilidade das infraestruturas avaliadas, além de pontuar possíveis gargalos e limitadores do sistema através da aplicação de análise de sensibilidade.

Palavras-chave: Modelos. Disponibilidade. Confiabilidade. Custo.
Desempenho. Blockchain.