O grupo de inteligência artificial (CIn.AI) do Centro de Informática (CIn) da UFPE realiza, nesta terça-feira (14), às 17h, seu 10º Webinar. Com tema “Aprendizagem de máquina a partir de dados simbólicos”, o evento virtual será comandado pelo professor do Centro Francisco Carvalho.

A palestra irá destacar o interesse e vantagens da introdução de novos tipos de variáveis (atributos) e dados (ditos simbólicos) para descrever e analisar itens que representam grupos de indivíduos levando em conta a variabilidade interna dos mesmos. Em seguida, será abordada a necessidade e os desafios de fazer aprendizagem de máquina a partir de dados simbólicos focando no caso das variáveis de tipo intervalo através de dois estudos. O primeiro, no quadro da aprendizagem não supervisionada, apresenta uma extensão do fuzzy k-means para dados descritos por variáveis de tipo intervalo. O segundo, no quadro da aprendizagem supervisionada, apresenta uma extensão da regressão a partir dos mínimos quadrados dos resíduos dados descritos por variáveis de tipo intervalo usando funções de kernel. A apresentação será concluída relembrando as vantagens e os desafios dessa área.

O evento é gratuito e as inscrições estão disponíveis neste link. As palestras anteriores estão disponíveis no canal de Youtube do grupo de pesquisa.

Comentários desativados