Projeto vencedor do “The FET Best Paper Award” foi desenvolvido a partir da parceria do Centro de Informática com a Motorola Mobility

Os professores Andson Balieiro e Kelvin Dias, do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e o pesquisador Paulo Guarda, da Motorola Mobility, foram agraciados com o prêmio The FET Best Paper Award na 30ª edição da Wireless and Optical Communications Conference (WOCC). O encontro ocorreu em formato híbrido, nos dias 7 e 8 de outubro, com as atividades presenciais ocorrendo em Taipei, capital de Taiwan.

O trabalho premiado, intitulado “A Machine Learning Approach for CQI Feedback Delay in 5G and Beyond 5G Networks”, foi desenvolvido dentro do projeto de pesquisa e inovação CIn/Motorola, coordenado pelo professor Alexandre Mota e por Luiz Kawakami, da Motorola Mobility. A parceria, firmada há 19 anos, é composta de vários professores e alunos do CIn-UFPE, além de profissionais do próprio convênio e da Motorola Mobility.

Segundo o professor Kelvin, os resultados da pesquisa publicada demonstram a importante sinergia entre indústria e academia para o aprimoramento da experiência de usuários de dispositivos e redes 5G. Além disso, a pesquisa desenvolvida permitiu que alunos de graduação e pós-graduação tivessem acesso a um ambiente de inovação, com tecnologias de ponta, para o desenvolvimento de seus trabalhos de conclusão de curso e dissertações. O professor Andson destaca que a solução desenvolvida embarca inteligência no dispositivo móvel, para auxiliar as redes 5G/6G na melhoria da comunicação do usuário e no uso eficiente dos recursos de rádio, o que pode agregar valor aos produtos da Motorola Mobility.

A Wireless and Optical Communications Conference é realizada uma vez por ano, como um espaço para troca de informações entre profissionais sobre o progresso das tecnologias na área de comunicações sem fio e ópticas. O principal objetivo é fortalecer as relações técnicas e comerciais entre as indústrias e fornecer um fórum para reunir especialistas e líderes da indústria, para trocar avanços em tecnologias, experiências de negócios e explorar conjuntamente novas oportunidades. Todos os artigos aceitos e apresentados este ano serão publicados nos Anais da WOCC 2021, que estará disponível na IEEE Xplore Digital Library.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00