Avaliação envolve cerca de 16 mil cursos superiores em todo o país, analisando aspectos como projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura

O curso de bacharelado em Sistemas da Informação (SI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu a pontuação máxima de 5 estrelas no Guia da Faculdade 2021. A avaliação é desenvolvida pelo jornal O Estado de S. Paulo, o Estadão, em parceria com a Quero Educação, uma das principais startups da área educacional no país. O resultado, divulgado no último domingo (24), envolveu cerca de 16 mil cursos superiores de todas as instituições de ensino superior cadastradas pelo Ministério da Educação.

O processo avaliativo voluntário do Guia da Faculdade é realizado por mais de 9 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro, através da metodologia conhecida como “avaliação por pares”. Os profissionais são convidados a avaliar qualitativamente e dar notas para cursos das suas áreas de formação, a partir de elementos como a característica da proposta de ensino do curso, o perfil dos professores vinculados e as condições de materiais e equipamentos oferecidos. As informações são obtidas por meio de um questionário enviado aos coordenadores de cada curso previamente cadastrados.

Criado em 2010, o bacharelado em SI da UFPE tem como foco integrar o conhecimento das áreas de Informática e Administração, para que o graduado possa atuar na solução de problemas organizacionais de empresas de diversos portes e setores, desenvolvendo competências básicas relacionadas à Gestão, Tecnologia da Informação e Relações Humanas. O profissional formado na área atua em empresas e organizações que utilizem sistemas tecnológicos na condução de negócios e projetos. São oferecidas 35 vagas por semestre e o curso tem duração de quatro anos, com carga horária total de 3.000 horas.