Evento acontece nesta quinta-feira (28), às 15h, na Concha Acústica Paulo Freire. Na ocasião, serão entregues medalhas comemorativas aos homenageados

Nesta quinta-feira (28), a recém-inaugurada Concha Acústica Paulo Freire, vai ser palco de uma sessão solene organizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para homenagear um grupo de profissionais que tiveram uma contribuição relevante para a história da instituição. O momento segue na esteira das comemorações dos 75 anos da universidade, encerrando também as celebrações do Dia do Servidor Público previstas para a data.

No seleto grupo de homenageados, composto por integrantes do corpo docente e técnico-administrativo da UFPE, estão dois personagens fundamentais na história do Centro de Informática (CIn): o professor aposentado Clylton Galamba e a técnica-administrativa aposentada Ivanilda Mendes. Ambos possuem uma ligação profunda com o CIn, que remonta ao período de formação do antigo Departamento de Informática (DI).

Na ocasião da criação do setor financeiro do DI, em 1984, Ivanilda foi a responsável pela área e atuou com seu conhecimento construído a partir dos anos de experiência na Pró-Reitoria de Planejamento da UFPE. Dentre as contribuições do professor Clylton, está o pioneirismo nos estudos sobre Inteligência Artificial, dando origem na década de 1970 ao grupo de pesquisas hoje conhecido como CIn.AI, referência nacional em produção acadêmica no ramo.