O Centro de Informática (CIn) da UFPE possui 16 professores entre os cientistas mais influentes da América Latina, de acordo com o ranking Alper-Doger Scientific Index 2021

O AD Scientific Index, que considera os 10 mil principais cientistas latino-americanos, é um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de cientistas individuais. A instituição também fornece classificações de instituições com base nas características científicas dos cientistas afiliados. A UFPE, que ao todo conta com 85 pesquisadores na lista, aparece na 21ª posição entre as 453 instituições de ensino superior latino-americanas.

O levantamento é o primeiro e único estudo que mostra os coeficientes de produtividade total e dos últimos cinco anos de cientistas com base nas pontuações do índice i10 e índice h, sistemas de medidas que demonstram o quão produtivo e eficaz um pesquisador é, além de citações no Google Scholar. 

A presença de pesquisadores do CIn em um estudo deste escopo evidencia o protagonismo acadêmico do Centro em áreas chaves na produção científica da América Latina.

Ademais, dentre os dez primeiros lugares no ranking da América Latina, nove são ocupados por instituições brasileiras. O ranking completo pode ser conferido através do link.

Confira abaixo a lista em ordem alfabética dos pesquisadores do CIn que figuram o ranking:

Ana Carolina Salgado
Adriano Lorena Inácio de Oliveira
Augusto Cezar Alves Sampaio
Fabio Queda Bueno Da Silva
Francisco De Assis Tenorio De Carvalho
Fernando José Castor de Lima Filho
Geber Lisboa Ramalho
George Darmiton Da Cunha Cavalcanti
Jaelson Freire Brelaz de Castro
Paulo Henrique Monteiro Borba
Paulo Romero Martins Maciel
Rafael Dueire Lins
Ricardo Massa Ferreira Lima
Sergio Castelo Branco Soares
Teresa Bernarda Ludermir
Tsang Ing Ren

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00