Foi divulgada na última quinta-feira (4) a lista de aprovados no edital nº 17/2021 de Apoio aos Laboratórios Multiusuários de Pernambuco (LabMULTI), promovido pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Entre os selecionados está o projeto “Hiper: Laboratório de computação de alto desempenho”, coordenado pela professora Teresa Ludermir, do Centro de Informática (CIn) da UFPE. 

A proposta envolve uma articulação de 48 pesquisadores de cinco Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) pernambucanas, da Região Metropolitana do Recife e do interior do estado, sendo 31 docentes do CIn e professores de outros departamentos da UFPE. Participam ainda representantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE).

O objetivo do projeto é a implantação de infraestrutura de alto poder computacional para vários usuários. O cluster computacional, um grupo de servidores com grande capacidade de processamento e armazenamento, ligados por uma rede de alto desempenho, será montado com os recursos financeiros obtidos. A ferramenta será de uso compartilhado entre os integrantes do projeto, de acordo com os mecanismos de gerenciamento estabelecidos, permitindo a expansão das linhas de pesquisas onde computação de alto desempenho é requerida. 

Os resultados científicos e tecnológicos que resultarão da proposta têm potencial de transformar problemas complexos das áreas de investigação em soluções inovadoras, que serão transferidas às esferas pública e privada. A iniciativa também é comprometida com a formação de recursos humanos em todos os níveis e com o apoio a grupos de pesquisa emergentes no estado de Pernambuco. Como parte do comprometimento com a pesquisa de excelência, a UFPE possui diversos Laboratórios Multiusuários de Pesquisa (LaMPs) que compõem sua infraestrutura, regidos pela Resolução nº 06/2020 do Conselho de Administração da instituição.

O objetivo do edital LabMULTI da FACEPE é apoiar a ampliação do acesso de pesquisadores a serviços especializados de suporte à pesquisa existentes no estado, mediante apoio à manutenção, operação e disponibilização de laboratórios multiusuários. Neste ano, o valor alocado foi de mais de R$ 10 milhões, distribuídos entre os 23 projetos aprovados em diversas áreas das ciências, divididos entre capital, custeio e bolsas. 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00