Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº 535
Aluno: Raphael Augusto de Sousa Dourado
Orientador: Prof. Alex Sandro Gomes
Co-orientador: Prof. Rodrigo Lins Rodrigues (UFRPE/Departamento de Computação
Título: Design Recommendations for Building Teacher-facing Learning
Analytics Dashboards for Process-oriented Feedback in Online Learning
Data: 06/12/2021
Hora/Local: 14h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. Ricardo Massa Ferreira Lima (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Nivan Roberto Ferreira Junio r(UFPE / Centro de Informática)
Prof. Taciana Pontual da Rocha Falcão (UFRPE / Departamento de Computação)
Prof. Amadeu Sá de Campos Filho (UFPE / Centro de Ciências Médicas)
Prof. Isabela Gasparini (UDESC / Departamento de Ciência da Computação)
RESUMO:
Na modalidade de educação à distância, o feedback é um mecanismo
fundamental, pois tanto os professores como os alunos precisam de feedback
durante os processos de ensino e aprendizagem. Neste cenário, isto pode ser
alcançado através da análise dos dados de interação armazenados pelos
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e comunicação destes resultados
aos usuários por meio de painéis analíticos (dashboards), geralmente
chamados Learning Analytics Dashboards (LADs). Os LADs podem oferecer
diferentes tipos de feedback, dependendo dos objetivos do projetista e de
suas suposições teóricas sobre como ocorre a aprendizagem; neste trabalho,
focamos em um tipo específico: o feedback comportamental orientado a
processos (behavioral processes-oriented feedback) voltado a professores da
educação à distância. No entanto, poucos trabalhos anteriores propuseram e
validaram LADs voltados para professores e focados nesse tipo de feedback,
e nenhum deles fornece uma caracterização detalhada de como os professores
interagem e respondem a esse tipo de LAD. Assim, faltam recomendações de
design detalhadas e empiricamente validadas para a construção destes tipos
de dashboards. Para preencher essa lacuna, esta tese buscou responder às
seguintes questões de pesquisa: 1) Quais são os requisitos de dados, de
tarefas e de metáforas visuais para construção de LADs que forneçam
feedback comportamental orientado a processos para professores da educação
à distância? e 2) que tipo de insights os professores obteriam de um LAD
que fornecesse este tipo de feedback, e que ações pedagógicas eles tomariam
com base nesses insights? Para responder a essas perguntas, foi utilizado
um método amparado no paradigma do Design Science Research para construir e
avaliar iterativamente uma instância da classe de LADs mencionada
anteriormente. Foram executadas três iterações de design e, com base nos
resultados desse processo, identificados: um conjunto de requisitos de
dados e tarefa, os pontos fortes e fracos de várias metáforas visuais, e
uma caracterização dos tipos de insights que os professores podem obter de
tais dashboards e das ações pedagógicas que eles tomariam com base nesses
insights. Por fim, a partir dos resultados empíricos obtidos, foi proposto
um conjunto de recomendações de design que podem ser reutilizadas por
outros pesquisadores e profissionais interessados na construção de tipos
semelhantes de LADs.
Palavras-chave: Learning Analytics Dashboards. Process Analytics.
Behavioral Process-Oriented Feedback. Online Learning.
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