Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº 535

Aluno: Raphael Augusto de Sousa Dourado
Orientador: Prof. Alex Sandro Gomes
Co-orientador: Prof. Rodrigo Lins Rodrigues (UFRPE/Departamento de Computação
Título: Design Recommendations for Building Teacher-facing Learning 
Analytics Dashboards for Process-oriented Feedback in Online Learning
Data: 06/12/2021
Hora/Local: 14h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:

Prof. Ricardo Massa Ferreira Lima (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Nivan Roberto Ferreira Junio r(UFPE / Centro de Informática)
Prof. Taciana Pontual da Rocha Falcão (UFRPE / Departamento de Computação)
Prof. Amadeu Sá de Campos Filho (UFPE / Centro de Ciências Médicas)
Prof. Isabela Gasparini  (UDESC / Departamento de Ciência da Computação)


RESUMO:

Na modalidade de educação à distância, o feedback é um mecanismo 
fundamental, pois tanto os professores como os alunos precisam de feedback 
durante os processos de ensino e aprendizagem. Neste cenário, isto pode ser 
alcançado através da análise dos dados de interação armazenados pelos 
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e comunicação destes resultados 
aos usuários por meio de painéis analíticos (dashboards), geralmente 
chamados Learning Analytics Dashboards (LADs). Os LADs podem oferecer 
diferentes tipos de feedback, dependendo dos objetivos do projetista e de 
suas suposições teóricas sobre como ocorre a aprendizagem; neste trabalho, 
focamos em um tipo específico: o feedback comportamental orientado a 
processos (behavioral processes-oriented feedback) voltado a professores da 
educação à distância. No entanto, poucos trabalhos anteriores propuseram e 
validaram LADs voltados para professores e focados nesse tipo de feedback, 
e nenhum deles fornece uma caracterização detalhada de como os professores 
interagem e respondem a esse tipo de LAD. Assim, faltam recomendações de 
design detalhadas e empiricamente validadas para a construção destes tipos 
de dashboards. Para preencher essa lacuna, esta tese buscou responder às 
seguintes questões de pesquisa: 1) Quais são os requisitos de dados, de 
tarefas e de metáforas visuais para construção de LADs que forneçam 
feedback comportamental orientado a processos para professores da educação 
à distância? e 2) que tipo de insights os professores obteriam de um LAD 
que fornecesse este tipo de feedback, e que ações pedagógicas eles tomariam 
com base nesses insights? Para responder a essas perguntas, foi utilizado 
um método amparado no paradigma do Design Science Research para construir e 
avaliar iterativamente uma instância da classe de LADs mencionada 
anteriormente. Foram executadas três iterações de design e, com base nos 
resultados desse processo, identificados: um conjunto de requisitos de 
dados e tarefa, os pontos fortes e fracos de várias metáforas visuais, e 
uma caracterização dos tipos de insights que os professores podem obter de 
tais dashboards e das ações pedagógicas que eles tomariam com base nesses 
insights. Por fim, a partir dos resultados empíricos obtidos, foi proposto 
um conjunto de recomendações de design que podem ser reutilizadas por 
outros pesquisadores e profissionais interessados na construção de tipos 
semelhantes de LADs.

Palavras-chave: Learning Analytics Dashboards. Process Analytics. 
Behavioral Process-Oriented Feedback. Online Learning.

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