CIn-UFPE tem histórico de destaque na competição estudantil, que é considerada a maior do mundo em soluções tecnológicas

As inscrições para a vigésima edição da Imagine Cup, competição estudantil global realizada pela Microsoft, estão abertas até o próximo dia 14 de janeiro. O torneio tem como objetivo avaliar projetos de impacto social submetidos por estudantes do ensino médio e superior, que se proponham a resolver desafios globais vinculados às seguintes categorias: Sustentabilidade, Educação, Saúde e Estilo de Vida. Com um histórico de destaque em disputas do gênero, reflexo do nível de excelência primado na realização das atividades, o Centro de Informática (CIn) da UFPE está representado com frequência entre os principais colocados na competição.

Em 2004, a equipe PSYCO.NET, composta pelos estudantes do CIn Sérgio Clemente, Marcelo Vasconcelos, Daniel Arraes e Eduardo Lourenço, foi vice-campeã nacional na categoria Projeto de Software. No ano de 2005, André Furtado, Raony Araújo, Madson Menezes e Adeline Silva, da equipe Solvent-OD, venceram a final mundial com o melhor projeto na categoria Soluções para Microsoft Office. No mesmo campeonato, a equipe Solvent-SD, com André Furtado, juntamente com Igor Gatis, Gustavo Danzi e Leonardo Sobral, foi campeã nacional e conquistou o quarto lugar mundial na categoria Projeto de Software.

Já em 2006, o grupo Trivial Team, integrado por Augusto Pires, Carlos Eduardo Monteiro, Ivan Cardim e Madson Menezes, foi campeão nacional com o Projeto vEye e conquistou o segundo lugar mundial na categoria Software Design. Em 2007, a Trivent Dreams, formada por André Furtado, Carlos Rodrigues e Ivan Cardim, além de Roberto Sonnino, da USP, ganhou o primeiro lugar na categoria Projetos de Sistemas Embarcados. Em 2008, a equipe Ecologix, composta pelos alunos Renato Teixeira e Carlos Eduardo Rodrigues, do CIn-UFPE, e Roberto e Eduardo Soninno, da USP e Unicamp, foi campeã nacional e ficou na quarta colocação mundial da categoria Projeto de Software. Em 2009, estudantes do CIn-UFPE conquistaram o primeiro lugar mundial nas categorias Interoperabilidade e Game Development. Já em 2010, foi obtido o primeiro lugar na etapa nacional na categoria Software Design e segundo lugar mundial na categoria Interoperabilidade.

IMAGINE CUP 2022

Para participar da Imagine Cup 2022 é necessário que o interessado tenha a idade mínima de 16 anos completos até 21 de setembro de 2021 e esteja vinculado a alguma instituição de ensino. O projeto deve ser realizado por uma equipe de, no máximo, quatro pessoas, e submetido em conjunto com a inscrição até o dia 14 de janeiro, através do site oficial. Após o registro, os competidores têm acesso a uma comunidade no Discord e a treinamentos gratuitos disponíveis no GitHub. Ainda na etapa preparatória, vai ser realizado o evento Build Your Epic, através do aplicativo Teams, para que os estudantes possam ter um auxílio na formação de grupos, experimentar o Azure e compartilhar ideias e soluções. Outra possibilidade é a participação opcional no Epic Challenge, desafio no qual as equipes vencedoras vão receber US$ 1.000 e avançar diretamente para a rodada das finais mundiais.

Após as semifinais online, os finalistas de cada categoria recebem um mentor e um voucher no valor de US$ 1.000, para uso no Microsoft Azure, e são apresentados a um painel de jurados online nas finais mundiais. Os vencedores das categorias regionais nas Finais Mundiais receberão US$ 2.500, e as três primeiras equipes também ganharão uma vaga no Campeonato Mundial. A equipe campeã mundial de 2021 ganhará US$ 100.000 e uma sessão de mentoria com o CEO da Microsoft, Satya Nadella.

SOBRE A COMPETIÇÃO

A Microsoft criou a Imagine Cup em 2003, uma competição estudantil que tem o objetivo de transformar trabalhos acadêmicos em startups. A iniciativa já inspirou mais de 2 milhões de estudantes de tecnologia, de diversas áreas acadêmicas, para colaborar, inovar e apresentar projetos criativos. Mais de 200 mil brasileiros já participaram do torneio e nove equipes nacionais foram campeãs nesse período. Em 2020, 886 estudantes brasileiros participaram da Imagine Cup.