Vagas são destinadas a estudantes de graduação da UFPE e abrangem as áreas de Sistemas Embarcados e Eletrônica e Inteligência Artificial

O Laboratório de Inovação para Cidades Inteligentes (LIVE) do Centro de Informática (CIn) da UFPE está com inscrições abertas até o dia 21 de janeiro para o SegurAuto, projeto de inovação veicular desenvolvido por intermédio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no âmbito do Programa Rota 2030. As vagas são destinadas a estudantes dos cursos de graduação de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica e afins, a partir do 3º período, para atuação nas áreas de Sistemas Embarcados e Eletrônica e Inteligência Artificial.

O processo de inscrição na seleção simplificada será realizado exclusivamente através do e-mail selecao@live.cin.ufpe.br, até às 18h do dia 21/01. A documentação enviada deve conter a ficha de inscrição preenchida e assinada, currículo com foto, histórico escolar e comprovante de matrícula, sujeito a eliminação em caso de ausência. A seleção dos candidatos será realizada mediante análise curricular e entrevista. Será selecionado um candidato para cada área, ficando os demais como cadastro de reserva para oportunidades futuras. O resultado final será divulgado no dia 25 de janeiro. Outras informações estão disponíveis no edital de seleção.

PROJETO SEGURAUTO

O Projeto e Desenvolvimento Integrado de Funções de Segurança Assistida ao Condutor e Ambiente para Veículos Autônomos, o SegurAuto, tem como principal objetivo o desenvolvimento e implementação de funções ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista) e de comunicação veicular, tendo como base as particularidades da malha viária e da infraestrutura de tráfego brasileira. A iniciativa, aprovada na Chamada Pública 01/2020 da Fundep, envolve outras instituições de ensino além da UFPE, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade de Brasília (UNB), em parceria com empresas como BMW do Brasil, FCA Fiat Chrysler Automobiles, Renault do Brasil; Robert Bosch, AVL South América, DAF Caminhões Brasil Indústria, Vector Informatik e Mercedez Bens do Brasil.