Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 1.988


Aluna: Alessandra Aleluia Alves
Orientador: Prof. Giordano Ribeiro Eulalio Cabral
Título: Ama: um sistema especialista de aprendizado para balé adulto 
através de feedback verbal automático
Data: 18/01/2022
Hora/Local: 14:30 – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com a aluna
Banca Examinadora:
Prof. Filipe Carlos de Albuquerque Calegario  (UFPE / Centro de Informática)
Profa. Marlini Dorneles de Lima (UFG / Faculdade de Educação Física e Dança)
Prof. Giordano Ribeiro Eulalio Cabral (UFPE / Centro de Informática)


RESUMO:

Com a introdução da computação no balé clássico, podemos pensar em novas 
possibilidades de ensino-aprendizagem que sejam mais inclusivas e 
democráticas. Na literatura científica atual, existem trabalhos voltados 
para o aprendizado do balé, mas pouco se fala do público de balé adulto. 
Esse público, caracterizado por pessoas com 18 ou mais anos de idade e que 
não necessariamente possui o objetivo de se tornar bailarino profissional, 
possui um perfil e objetivo diferentes do tradicional bailarino de uma 
grande companhia de dança e é cada vez mais frequente de ser encontrado em 
diversas academias de balé. Portanto, este trabalho trata-se de uma 
pesquisa baseada em inovação que explorou as possibilidades de uso da 
tecnologia para auxiliar o aprendizado de balé clássico através do 
feedback, especializando-se posteriormente no público de balé adulto e 
fornecendo  feedback verbal automatizado. Após uma pesquisa junto ao 
público-alvo que utilizaria esse tipo de tecnologia que auxiliasse nos 
treinos de balé em casa, foi desenvolvido um sistema especialista chamado 
Ama. O primeiro protótipo de Ama contou com uma interface visual e feedback 
verbal em tempo real e foi avaliado por bailarinos e professores de balé 
clássico. Os resultados obtidos demonstraram a possibilidade de 
fornecimento de feedback útil ao bailarino de maneira inclusiva e que 
atendesse suas necessidades, além das possíveis funcionalidades propostas 
terem sido consideradas pertinentes pelo público que poderia utilizar a 
ferramenta futuramente. Assim, conseguimos avançar na área que une dança e 
tecnologia e no entendimento científico e prático de formas de interação e 
design de tecnologias voltadas para o aprendizado de balé clássico.

Palavras-chave: Tecnologias para aprendizado de balé. Feedback automático 
em tempo-real. Inteligência Artificial.

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