Contratada em 2013, Roberta Arcoverde foi a primeira brasileira a integrar a equipe do site como desenvolvedora

Preparar profissionais de excelência para o mercado de trabalho de tecnologia é um dos pilares que sustentam a atuação do Centro de Informática (CIn) da UFPE. Dessa forma, a conquista de cada alumni evoca no CIn um misto de orgulho e certeza de que caminha-se no rumo certo. É o caso de Roberta Arcoverde, egressa do CIn-UFPE, que este ano passa a fazer parte do time de diretores de engenharia do site americano Stack Overflow, empresa em que atua desde 2013.

Nascida em Recife, Roberta tornou-se bacharela em Ciência da Computação pelo CIn em 2008. “Na mentoria de Introdução à Programação comecei a me desenvolver como mentora, uma qualidade também essencial ao longo de toda minha carreira. Projetão foi uma disciplina transformadora também, por me ter dado a oportunidade de construir um projeto do início ao fim, com propósito, estratégia e execução”, comenta. Logo após a graduação, Roberta recebeu uma proposta de emprego e foi morar no Rio de Janeiro, onde também concluiu o mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Alguns anos depois, surgiu a oportunidade para trabalhar na Stack Overflow, empresa americana que já na época estava contratando desenvolvedores remotos. A partir de então, sua trajetória atravessou vários times e promoções, chegando a Staff Engineer. Agora em 2022, assume um novo desafio como Diretora de Engenharia.

Para alcançar a posição atual, Roberta acredita que a experiência na graduação foi decisiva. “O CIn foi absolutamente fundamental para minha carreira, não apenas por tudo que aprendi, mas também por me apresentar a tantos alunos, professores e profissionais excepcionais e inspiradores”, avalia. E para quem está iniciando na área, o recado dela é dedicar uma atenção especial aos conteúdos mais básicos. “Acredito que a dica mais preciosa que poderia dar para novos estudantes seria focar em aprender os fundamentos. Linguagens, frameworks e tecnologias mudam e evoluem o tempo todo”, explica Roberta, que costuma compartilhar seus conhecimentos em palestras, eventos e congressos, além de ser co-apresentadora de um podcast sobre tecnologia chamado Hipsters.tech.

SOBRE A STACK OVERFLOW

O Stack Overflow é um site de perguntas e respostas para profissionais e entusiastas na área de programação de computadores. A empresa foi fundada em 2008 por Joel Spolsky e Jeff Atwood, dois desenvolvedores que queriam tornar os recursos de codificação mais acessíveis para todos. A Prosus adquiriu o Stack Overflow por US$ 1,8 bilhão em agosto de 2021, adicionando a empresa ao seu robusto portfólio de tecnologia educacional. Milhares de clientes trabalham com o Stack Overflow para centralizar a documentação e melhorar a eficiência, incluindo equipes da Microsoft, Bloomberg, Chevron, Instacart, Expensify, Zapier e outras. Mais de 100 milhões de pessoas visitam a rede do Stack Overflow todos os meses, tornando-o um dos sites mais populares do mundo. O Stack Overflow ajudou os desenvolvedores mais de 50 bilhões de vezes por meio de seu fórum público de perguntas e respostas e de seus fóruns privados do Teams.