Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.006

Aluno: Arthur do Rego Barros Mendonça
Orientadora: Profa. Valeria Cesario Times
Título: Avaliação Experimental de uma Arquitetura de Microsserviços para o Gerenciamento de Notas Fiscais Eletrônicas
Data: 08/03/2022
Hora/Local: 14h:30m  – Virtual –  Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Profa. Ana Carolina Brandão Salgado (UFPE / Centro de Informática)
Prof.  Ricardo Rodrigues Ciferri (UFSCar / Departamento de Computação)
Profa. Valeria Cesario Times  (UFPE / Centro de Informática)

RESUMO:

Notas fiscais eletrônicas são documentos digitais no formato XML que registram operações de circulação de mercadorias ou prestação de serviços. Por meio de convênios de cooperação, os órgãos de arrecadação e controle fiscal têm intensificado o compartilhamento das notas fiscais que envolvem compras governamentais com os órgãos de controle da Administração Pública, como tribunais de contas e o Ministério Público. No entanto, o gerenciamento desses dados em SGBDs relacionais se mostra desafiador, principalmente pelo volume de dados gerado e pela variedade de formatos da NF-e, em cujo leiaute estão previstos campos multivalorados e opcionais. O leiaute é frequentemente modificado, o que leva à necessidade de retrabalho na modelagem dos dados. Neste trabalho, se descreve a arquitetura ControleNF, uma arquitetura que utiliza microsserviços, uma REST API e SGBD NoSQL para o gerenciamento das notas fiscais por órgãos de controle. A arquitetura é avaliada do ponto de vista qualitativo, através dos critérios de manutenibilidade e portabilidade, previstos no ISO/IEC 25010, e quantitativo, em que os aspectos de desempenho e escalabilidade são mensurados através de uma avaliação experimental. Embora a avaliação qualitativa aponte possíveis ganhos relativos à facilidade de manutenção e à portabilidade da arquitetura, o desempenho mensurado no experimento foi consideravelmente inferior àquele observado na arquitetura tradicional que utiliza SGBDs relacionais. Uma investigação detalhada é realizada e possíveis causas da perda de desempenho são relatadas.

Palavras-chave: Microsserviços. NoSQL. REST. API. XML. Nota Fiscal
Eletrônica. NF-e.