Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.010
Aluno: Elisa de Fátima Andrade Soares
Orientador: Profa. Valéria Cesário Times
Co-orientador: Prof. Andresson da Silva Firmino
Título: Um Mapeamento Sistemático de Problemas de Otimização no
Compartilhamento de Caronas
Data: 10/03/2022
Hora/Local: 14h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com a aluna
Banca Examinadora:
Prof. Sérgio Castelo Branco Soares (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Dario José Aloise (UERN / Departamento de Informática)
Prof. Valéria Cesário Times (UFPE / Centro de Informática)
RESUMO:
O compartilhamento de caronas (CC) é um serviço de mobilidade compartilhada
que traz diversos benefícios ambientais, econômicos e sociais. Sistemas de
Compartilhamento de Caronas englobam diferentes problemas e, para
solucioná-los técnicas de otimização são empregadas para realizar a
intermediação entre motoristas e passageiros que tenham horários e
itinerários semelhantes. Para efetivação das caronas é indispensável o uso
de algoritmos para definição das rotas dos participantes. Além disso, para
obter os melhores resultados desse tipo de serviço são considerados alguns
desafios, como: maximizar o número de participantes, determinar as melhores
rotas e minimizar os custos da viagem. Nesse contexto, o objetivo desta
pesquisa é investigar os problemas de otimização existentes no
compartilhamento de caronas e, também, identificar os métodos, as
ferramentas, os algoritmos e as técnicas utilizados para solucionar tais
problemas. Para esta pesquisa, um protocolo foi elaborado para a condução
de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL), método utilizado para
identificar, classificar, analisar e sintetizar as evidências encontradas
através dos estudos selecionados que abordam o compartilhamento de caronas.
Nesse mapeamento sistemático, foram analisados 138 artigos publicados no
período entre 2012 e 2020, e resultados dessa análise mostram os problemas
e as soluções de otimização voltadas para o compartilhamento de carona.
Diante das análises e dos resultados desta pesquisa, constata-se que há um
interesse crescente de pesquisadores nos últimos anos por essa área.
Conforme os estudos selecionados, conclui-se que 134 autores consideram o
compartilhamento de caronas somo sendo do tipo dinâmico, assim como grande
parte deles utilizam a abordagem exata e definem problemas de otimização
multiobjetivo para serem solucionados. Por fim, foi identificado que quinze
métodos e algoritmos diferentes foram empregados na resolução de problemas
otimização para o compartilhamento de caronas.
Palavras-chave: Mapeamento Sistemático. Otimização. Métodos. Algoritmos.
Compartilhamento de Carona.
Comentários desativados