Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.010


Aluno: Elisa de Fátima Andrade Soares
Orientador: Profa. Valéria Cesário Times
Co-orientador: Prof. Andresson da Silva Firmino
Título: Um Mapeamento Sistemático de Problemas de Otimização no 
Compartilhamento de Caronas
Data: 10/03/2022
Hora/Local: 14h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com a aluna
Banca Examinadora:
Prof. Sérgio Castelo Branco Soares (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Dario José Aloise (UERN  / Departamento de Informática)
Prof. Valéria Cesário Times (UFPE / Centro de Informática)


RESUMO:

O compartilhamento de caronas (CC) é um serviço de mobilidade compartilhada 
que traz diversos benefícios  ambientais, econômicos e sociais. Sistemas de 
Compartilhamento de Caronas englobam diferentes problemas e, para 
solucioná-los técnicas de otimização são empregadas para realizar a 
intermediação entre motoristas e passageiros que tenham horários e 
itinerários semelhantes. Para efetivação das caronas é indispensável o uso 
de algoritmos para definição das rotas dos participantes. Além disso, para 
obter os melhores resultados desse tipo de serviço são considerados alguns 
desafios, como: maximizar o número de participantes, determinar as melhores 
rotas e minimizar os custos da viagem. Nesse contexto, o objetivo desta 
pesquisa é investigar os problemas de otimização existentes no 
compartilhamento de caronas e, também, identificar os métodos, as 
ferramentas, os algoritmos e as técnicas utilizados para solucionar tais 
problemas. Para esta pesquisa, um protocolo foi elaborado para a condução 
de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL), método utilizado para 
identificar, classificar, analisar e sintetizar as evidências encontradas 
através dos estudos selecionados que abordam o compartilhamento de caronas.
Nesse mapeamento sistemático, foram analisados 138 artigos publicados no 
período entre 2012 e 2020, e  resultados dessa análise mostram os problemas 
e as soluções de otimização voltadas para o compartilhamento de carona. 
Diante das análises e dos resultados desta pesquisa, constata-se que há um 
interesse crescente de pesquisadores nos últimos anos por essa área. 
Conforme os estudos selecionados, conclui-se que 134 autores consideram o 
compartilhamento de caronas somo sendo do tipo dinâmico, assim como grande 
parte deles utilizam a abordagem exata e definem problemas de otimização 
multiobjetivo para serem solucionados. Por fim, foi identificado que quinze 
métodos e algoritmos diferentes foram empregados na resolução de problemas 
otimização para o compartilhamento de caronas.

Palavras-chave: Mapeamento Sistemático. Otimização. Métodos. Algoritmos. 
Compartilhamento de Carona.

Comentários desativados