Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº 554
Aluno: Eduardo Santos Silva
Orientador: Prof. Giordano Ribeiro Eulalio Cabral
Título: VioLED: instrumento musical aumentado + software como serviço para
adesão e engajamento do público no aprendizado musical
Data: 25/03/2022
Hora/Local: 13h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. Filipe Carlos de Albuquerque Calegario (UFPE/Centro de Informática)
Prof. Jean-Pierre Michel Briot (LIP6, Sorbonne Université – CNRS, Paris, França)
Prof. Flávio Luiz Schiavoni (UFSJ / Departamento de Computação)
Prof. Andre Menezes Marques das Neves (UFPE / Departamento de Design)
Prof. Lucas Silva Figueiredo (UFPE / Voxar )
RESUMO:
Nos últimos anos, a área de computação musical tem presenciado o surgimento
de diversas tecnologias que permitem novas formas de interação com música,
variando desde novas formas de reprodução musical aos chamados Instrumentos
Musicais Digitais (DMIs) e smart instruments. Particularmente, os avanços
nas áreas de Internet das Coisas (IoT) e interfaces gestuais proporcionam a
criação instrumentos musicais aumentados, que utilizam estas tecnologias
para incorporar novas funcionalidades. No contexto de aprendizado musical,
surgem sistemas que utilizam LEDs para exibir o conteúdo musical
diretamente no corpo do instrumento – e.g. Fretlight, Fret Zealot e
populele –, os quais serão referenciados como instrumentos musicais
aumentados para estudo (AMIS, do inglês Augmented Musical Instruments for
Study). Isto gera novas oportunidades para auxiliar o aprendizado de
instrumentos musicais, que envolve a aquisição de habilidades cognitivas e
motoras para entendimento de conceitos musicais e tradução destes conceitos
para o instrumento. Desta forma, é possível que estas tecnologias possam
ser utilizadas para solucionar alguns dos obstáculos relacionados com este
aprendizado, e.g., guiar e motivar o estudante no aprendizado, auxiliar na
aquisição destas habilidades, etc. Entretanto, estes sistemas estão
inseridos em um contexto de design de interação que envolve demandas em
diferentes dimensões: sistemas interativos, design simultâneo de hardware e
software, sistemas de “tempo real” e o aprendizado musical. Isto demanda de
aspectos de engenharia (e.g. consumo de energia, latência, confiabilidade);
de usabilidade (e.g. legibilidade, antecipação e oclusão de informação); do
processo de design (e.g. exploração de ideias, prototipação, seleção dos
recursos, adaptabilidade a mudanças de sistema); do aprendizado musical
(e.g. motivação do usuário, diferentes formas de aprendizado, etc.); além
do fato de ser uma área relativamente nova, carente de métodos e diretrizes
de design estruturados. Assim, este projeto busca investigar se estes AMIS
podem ser utilizados para auxiliar o aprendizado, buscando atingir uma
parcela do público não coberta pelas soluções existentes para o aprendizado
de instrumentos, focando especialmente no processo de ativação e
engajamento dos estudantes no aprendizado. Desta forma, busca-se atender as
demandas dos usuários e possivelmente levantar insights que possam auxiliar
futuros designers de sistemas similares. Para isso, está sendo
desenvolvido, em parceria com a empresa Daccord Music Software, um violão
com LEDs capaz de exibir notas/acordes musicais na escala do instrumento,
focando principalmente no serviço para este AMIS. Foram realizados dois
ciclos de desenvolvimento para ambos o hardware e o aplicativo do sistema
além de testes com potenciais usuários. Identificou-se também obstáculos no
processo que apontam para decisões de design, como antecipação de conteúdo,
oclusão, consumo de energia, etc. que podem auxiliar futuros designers na
criação de sistemas similares.
Palavras-chave: Design de interação; Interação Humano-Computador;
Instrumentos Musicais Aumentados; Aprendizado Musical
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