Encontro acontece no dia 29 de março, às 11h, em formato híbrido

O Centro de Informática (CIn) da UFPE receberá no próximo dia 29 de março, às 11h, a visita da professora Daniela Damian, docente da University of Victoria, no Canadá. Na ocasião, a pesquisadora vai realizar a palestra intitulada “Co-inovação e engenharia de software em ecossistemas de plataformas de software aberto”, compartilhando resultados de um estudo recente sobre o tema. A conversa acontecerá no Anfiteatro do CIn-UFPE para um público presencial limitado, com transmissão ao vivo através do canal do CIn no YouTube.

Na apresentação, Daniela trará algumas conclusões obtidas a partir de uma pesquisa recente sobre dois ecossistemas de plataforma de software de serviço, o neozelandês Xero e o canadense Shopify. A discussão envolverá o processo de co-inovação que ocorre dentro de tais ecossistemas e os desafios de engenharia de software, além das compensações experimentadas como consequência direta da abertura nesses ecossistemas. A palestra é organizada pelo professor Hermano Perrelli, do CIn, e conta com o apoio da Coordenação de Pesquisa.

Daniela Damian é professora de Engenharia de Software no Departamento de Ciência da Computação da University of Victoria, no Canadá, onde lidera pesquisas no Laboratório de Interação Global de Engenharia de Software (SEGAL). Seus interesses de pesquisa incluem Engenharia de Software Empírica, Engenharia de Requisitos, Trabalho Cooperativo Suportado por Computador e, mais recentemente, Ecossistemas de Software.

Comentários desativados