O evento será virtual através do Google Meet, a partir das 10 horas

O grupo Voxar Labs convida a comunidade do Centro de Informática da UFPE para participar do Tech Talk na quinta-feira, dia 31 de março, às 10h pelo Google Meet através deste link. O tema da palestra será “Al-based solutions for 3D human pose estimation from multiple 2D views”, com a participação do professor Diego Thomas, da Kyushu University. A mediação está sob responsabilidade de João Paulo Lima, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco e pesquisador doutor do Voxar Labs. A conversa vai ser em inglês.

Na ocasião, o professor pretende discutir sobre soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) para a estimativa de pose humana 3D a partir de várias visualizações 2D. A captura e modelagem fiel do movimento humano no espaço 3D é uma questão central em Visão Computacional pois tem aplicações no reconhecimento de ação, na direção autônoma, na robótica e na realidade aumentada e virtual, por exemplo. Ainda existem dificuldades para melhorar a precisão desses processos em razão do uso de conjuntos de dados de treinamento rotulados manualmente. Por isso, o professor vai comentar possíveis abordagens para superar essas dificuldades e avançar para uma estimativa 3D não supervisionada, os desafios atuais da reconstrução de gestos de conversação humana e aplicações interessantes para animação realista de avatares reais.

O Voxar Labs é um laboratório de pesquisa do CIn-UFPE sobre inovação em realidade estendida, visão computacional e interação natural, com um perfil multidisciplinar e gerador de impactos positivos nos setores de saúde, educação, construção e muito mais.