A sub-representação feminina no universo da computação será o tema do próximo seminário organizado pela Coordenação de Pesquisa do Centro de Informática (CIn) da UFPE. O convidado da vez é o professor Claus Brabrand, do IT-Universitetet i København (ITU), que trará um pouco da realidade vivenciada na instituição de ensino dinamarquesa, além de resultados de pesquisas recentes sobre como tornar as atividades educacionais mais atrativas para as mulheres. A conversa será realizada remotamente, em inglês, com transmissão pelo YouTube do CIn-UFPE.

A desigualdade de gênero nas áreas de Ciência da Computação e Informática é um problema que atinge as esferas social, institucional e individual. Em 2015, cerca de 10% dos alunos do Bacharelado em Desenvolvimento de Software do ITU eram mulheres. Com um investimento em diversas iniciativas ligadas ao tema, a universidade conseguiu dobrar essa porcentagem, chegando atualmente a mais de 20% de participação feminina.

Na exposição do professor Claus será apresentado um panorama das medidas adotadas pelo ITU para lidar com esse desequilíbrio de gênero na computação, como pesquisas que trazem evidências sobre quais tipos de materiais publicitários e composições de cursos atraem mais as mulheres. O esforço faz parte de uma iniciativa nacional do Digital Research Centre Denmark (DIREC), liderada por Claus, que visa aumentar a diversidade de gênero em Ciência da Computação em todas as universidades da Dinamarca.

Claus Brabrand é Ph.D. em Ciência da Computação pelo BRICS International Research Center, da Aarhus University. Escreveu, dirigiu e co-produziu o premiado curta-metragem educacional “Teaching Teaching & Understanding Understanding” (2006). É Professor Associado do IT University of Copenhagen desde 2007, realizando pesquisas na área de Linguagens de Programação, Análise de Programas e Linhas de Produtos de Software. Em 2010, esteve por seis meses na UFPE, trabalhando em análise de eficiência nas Linhas de Produtos de Software. A pesquisa foi realizada em parceria com os professores Paulo Borba e Márcio Ribeiro, do CIn. O trabalho deu origem a diversos outros estudos sobre o tema, incluindo o vice-campeão do German National Security Award.