A proposta é coordenada pelo professor Cleber Zanchettin do CIn-UFPE

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) divulgou na última quinta-feira, 31 de março, o resultado do edital de apoio ao Credenciamento de Ambientes para Inovação em Pernambuco – Lócus de Inovação 2022, em conjunto com a SECTI (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco). Neste, foi contemplado o Lócus Para Inovação Em Inteligência Artificial E Cibersegurança, coordenado pelo professor do CIn-UFPE Cleber Zanchettin.

O projeto conta com uma aliança entre Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Softex Recife, Tempest Serviços de Informática, In Forma Software, CMTech, Di2Win Tecnologia e Vivix Vidros Planos. Essa reunião estratégica entre academia e indústria visa o fomento de pesquisas e soluções aplicadas inovadoras nas áreas de Inteligência Artificial (IA) e Cibersegurança.

Algumas das ações planejadas pelo Locus são disponibilizar infraestrutura tecnológica e de gestão para coordenar projetos aplicados; desenvolver novos métodos, produtos e processos com base em técnicas de IA para gerar um diferencial competitivo e agregar valor às soluções oferecidas pelo ambiente; realizar transferência de tecnologia para a sociedade através de projetos de cooperação, eventos, visitas científicas e fomento a novos negócios; organizar eventos com a indústria e com a sociedade para discutir avanços no tema, pesquisas em andamento, demandas e transferência de conhecimento; e formar capital humano especializado em IA e Segurança Cibernética para operar em um ambiente cada vez mais complexo, competitivo e de alta tecnologia.
A chamada para o edital recebeu propostas focadas em diversos setores econômicos de inovação e, ao todo, 15 propostas foram contempladas, totalizando um orçamento disponível de R$1.512.000,00. O resultado completo pode ser conferido no site da FACEPE.