O evento online será transmitido no YouTube do CIn, às 17h

No dia 28 de abril, próxima quinta-feira, será realizado o 4º webinar do Locus de Inovação Automotivo de Pernambuco. A palestra “Cibersegurança automotiva: Motivações, desafios e soluções” será apresentada por André Pelisser, coordenador de Engenharia da ETAS Brasil, e terá a participação Divanilson Campelo, professor do CIn-UFPE e pesquisador do LocusAutomotivoPE. A mediação está sob responsabilidade do professor do CIn-UFPE Abel Guilhermino, que coordena o Locus. A transmissão do evento será às 17 horas pelo canal oficial do CIn no YouTube.

A cibersegurança automotiva ganha cada vez mais tração no cenário mundial e é impulsionada principalmente por disrupções na arquitetura dos sistemas veiculares que buscam acomodar aspectos de conectividade, eletrificação e ADAS. Nesse contexto, é fundamental discutir como a transformação tecnológica da mobilidade gera requisitos de cibersegurança no veículo, quais desafios esses requisitos impõe às metodologias e conceitos atuais e, por fim, quais soluções estão sendo desenvolvidas e propostas globalmente para enfrentar a situação. Em destaque, existem esforços de normatização (ISO/SAE 21434) e de regulamentação (UNECE WP29 R155 & R156) que trazem lições valiosas sobre o tema e propõe reflexões também para o futuro do mercado brasileiro.

André Pelisser tem formação em Engenharia Mecânica com ênfase automotiva pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atua na ETAS Brasil desde 2016 e atualmente é coordenador de engenharia e responsável pelo desenvolvimento do business de cibersegurança para o mercado sul-americano. André tem experiência na execução e coordenação de projetos em cibersegurança automotiva, com destaque para “Threat Analysis & Risk Assesment”, desenvolvimento de software embarcado seguro e auditoria de processos produtivos. Também é o responsável regional pelas atividades de marketing e apoio educacional, incluindo parcerias com as principais universidades do Brasil no contexto do programa Rota 2030 e Fórmula SAE. Além disso, é palestrante e participa de fóruns e grupos de discussão relacionados ao tema no contexto do AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) entre outras entidades. 

O LocusAutomotivoPE, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI) junto à Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), é coordenado em parceria pelo CIn-UFPE, a Universidade de Pernambuco (UPE), o Instituto de Inovação (ISI-TICsI) e a Stellantis. O objetivo é desenvolver inovações no setor veicular através do consórcio entre instituições públicas e privadas. Portanto, os webinars quinzenais, organizados em conjunto com a Unidade EMBRAPII/CIn-UFPE, são um espaço de interação entre comunidade científica e industrial para discutir e propor soluções para questões específicas da área automotiva e disseminar o conhecimento.

Comentários desativados