Evento online será às 17h, com transmissão ao vivo no canal do CIn no YouTube

Nesta quarta-feira, dia 11 de maio, será realizado o quinto Webinar LocusAutomotivoPE, que traz como tema “Software Embarcado Automotivo: Passado, presente e tendências futuras”. O apresentador principal será o professor Evandro Leonardo, da Universidade de Brasília (UnB), e a mediação estará sob responsabilidade do professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE e coordenador do Lócus, Abel Guilhermino. A palestra será transmitida a partir das 17h, no canal oficial do CIn no YouTube

A indústria automotiva tem experimentado muitas transformações ao longo dos últimos anos pois, com o advento da automação digital e da internet das coisas, as empresas estão buscando cada vez mais incorporar soluções inovadoras para atrair novos clientes e ao mesmo tempo manter a competitividade no mercado. É neste cenário que o desenvolvimento de software embarcado automotivo tem ganhado um papel de destaque ao impulsionar o processo de inovação promovendo a oferta de produtos e serviços especializados. O objetivo desta palestra, portanto, é apresentar ao público reflexões sobre o passado, o presente e as tendências futuras relacionadas ao desenvolvimento de software embarcado automotivo.

Evandro Leonardo é engenheiro mecânico e eletromecânico formado pelo IFETGO, mestre e doutor em Sistemas Mecatrônicos pela UnB com doutorado sanduíche pela Universidade de Cranfield-UK. Atualmente é professor da Faculdade do Gama/UnB, no curso de graduação em Engenharia Automotiva e é docente efetivo do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicos da UnB, onde atua nas linhas de automação, de controle e instrumentalização e de sistemas embarcados e sistemas inteligentes. Evandro coordena projetos do Rota2030 e possui uma forte parceria com a Universidade de Coventry – UK. Ele possui um particular interesse nas seguintes áreas: a) Sistemas Eletroeletrônicos Automotivos; b) Engenharia de Software Automotivo e c) Modelagem e Simulação.

O Webinar LocusAutomotivoPE faz parte das ações de disseminação do conhecimento para a comunidade científica e industrial a respeito da área automotiva promovida pelo projeto Locus de Desenvolvimento Automotivo. Coordenado pelo professor Abel Guilhermino, do CIn, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), o Instituto Senai de Inovação (ISI – TICsI) e a Stellantis, o projeto é dedicado a gerar inovações no setor automotivo do estado através de uma rede de instituições privadas e públicas.