O Centro de Informática (CIn) da UFPE, em parceria com a Empresa Municipal de Informática (Emprel), e com apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE), divulgou hoje (13) o edital de abertura das inscrições para o Programa de Residência em Programação de Software. As inscrições começam a partir do dia 16 (segunda-feira) e seguem até o dia 3 de junho.

O Programa tem como objetivo principal incentivar a formação de recursos humanos com alto grau de especialização em programação de software. O curso, cuja formação teórica tem um total de 360 horas, inclui disciplinas que cobrem conceitos básicos e avançados de programação. São ofertadas 24 vagas no Programa, sendo 17 delas com recebimento de bolsa no valor de R$2.500,00.

O modelo do curso foi inspirado no programa de Residência Médica, onde alunos têm a oportunidade de uma formação teórica na Universidade e desempenham as atividades práticas (como forma de consolidar os conceitos aprendidos) em um hospital. Analogamente, neste Programa de Residência em Programação de Software, todos os

alunos terão a formação teórica, de forma remota, com professores do CIn-UFPE e desempenharão as atividades práticas, também de forma remota, em um ambiente real de desenvolvimento de software da Emprel. O Programa segue o modelo Residência em Software, ganhador do Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software, promovido pelo MCT/SEPIN/PBQP-SW. 

Os alunos concluintes receberão certificado de especialização (pós-graduação Lato Sensu) emitido pela UFPE. As informações completas estão no edital.

Comentários desativados