Alex Sandro Gomes é o responsável pela publicação, que traz conceitos e métodos baseados no estudo de situações de trabalho

Na última quinta-feira, dia 26 de maio, foi publicado o livro “Iniciação à Didática Profissional para Formadores”, escrito por Alex Sandro Gomes, professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, em parceria com professores da UFPE, do Instituto Federal de Santa Catarina e da Université de Nantes (França). A obra sobre Didática da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), traz uma visão ampla dos aspectos teóricos e metodológicos dessa disciplina.

O projeto da Didática Profissional busca analisar situações de trabalho para compreendê-las melhor e desenhar sistemas de formação que permitam o desenvolvimento de atores a quem os sistemas são destinados. Ao longo do tempo, o projeto se transformou e evoluiu, passando da análise do trabalho industrial para a análise do trabalho de serviços, com e para os outros. 

A abordagem oferece conceitos e métodos baseados no estudo de situações de trabalho, permitindo aos formadores conceber situações de aprendizagem relevantes e projetar recursos de formação relacionados com especificidades da atividade real. O objetivo deste livro é contribuir para essa formação. 

“Essa tradição completa 30 anos este ano. Desejamos que o conteúdo seja de grande valia para profissionais de ensino dessa modalidade, mas também para os colegas do Ensino Superior”, afirma o professor. Foram cinco anos de trabalho dedicados à construção do livro, que conta com o prefácio do professor Gérard Vergnaud, a quem a obra é dedicada. Falecido em 6 de junho de 2021, foi orientador de doutorado de Alex Sandro e um dos criadores do livro.


Atualmente, a obra está disponível em francês. Uma tradução para o português está em desenvolvimento e a previsão é que esteja acessível em setembro.

Comentários desativados