Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº 562

Aluno: Michael Oliveira da Cruz
Orientador: Prof. Luciano de Andrade Barbosa
Título: Applying Language Modeling to Detect Anomalies in Bus Trajectories
Data: 01/07/2022
Hora/Local: 9h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof.  Kiev Santos da Gama (UFPE / Centro de Informática)

Prof. Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Cláudio de Souza Baptista (UFCG / Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Sistemas e Computação)
Prof. Clodoveu Augusto Davis Junior (UFMG / Departamento de Ciência da Computação)
Prof. José Antônio Fernandes de Macedo (UFC / Departamento de Computação)


RESUMO:

A descoberta de trajetórias anômalas de ônibus no tráfego urbano pode ajudar as agências de transporte a melhorar seus serviços, fornecendo um melhor planejamento para lidar com eventos inesperados, como fenômenos climáticos, desvios ou acidentes. Para ajudar a identificar a causa potencial da anomalia, podemos detectar trajetórias anômalas e também identificar onde a anomalia está localizada.
No entanto, um grande desafio para realizar esta tarefa é a falta de dados de trajetória anômala rotulados. A falta desses dados rotulados dificulta a avaliação de modelos e a construção de abordagens de aprendizagem indutivas. Além disso, as abordagens anteriores dependem fortemente de tarefas de pré-processamento para segmentar trajetórias antes de detectar a anomalia. Essa estratégia não é apenas cara, mas também pode perder informações importantes porque os segmentos são analisados individualmente sem considerar o relacionamento entre os segmentos. Por fim, poucas estratégias na literatura propõem soluções online, o que restringe sua contribuição em tempo real. Com base nisso, esta tese tem como objetivo propor uma abordagem online
baseado em aprendizado indutivo para detectar trajetórias anômalas de ônibus e identificar os segmentos anômalos. Para isso, inicialmente observamos que as trajetórias de ônibus são pré-definidas e bem formadas, e incluem a informação de rotas. Com base nisso, supomos que uma abordagem supervisionada poderia aprender a classificar essas trajetórias de ônibus de acordo com as rotas e detectar indiretamente quais delas são anômalas. Assim, propomos um classificador multiclasse chamado Spatial-Temporal Outlier Detection como nossa primeira solução para detectar trajetórias anômalas. Usamos a incerteza da classificação aplicando a função de entropia sobre a distribuição de classes para gerar um score de anomalia. Embora experimentos extensivos tenham mostrado resultados promissores, nossa primeira solução não pode identificar onde ocorrem os segmentos anômalos. Para superar essa restrição, nossa intuição é que as trajetórias podem ser representadas como uma sequência de tokens semelhantes a
frases de palavras que nos permitem aplicar um modelo de linguagem. Consequentemente, propomos usar uma abordagem baseada na arquitetura generativa de redes neuronais profundas chamada encoder-decoder Transformer para aprender a relação entre pontos de trajetória sequenciais com base no mecanismo de autoatenção. Nossa solução final não requer nenhuma extração manual de recursos e pode ser facilmente adaptada a outros tipos de trajetórias (por exemplo, carro, pessoas e embarcações). Realizamos uma extensa avaliação experimental que mostra: (1) nossa abordagem é eficaz para detecção de anomalias de trajetória e subtrajetória; e (2) supera os métodos usados para comparação em alguns cenários e alcança estatisticamente resultados comparáveis em outros cenários.

Palavras-chave: Anomaly Detection, GPS Trajectories, Language Model, 
Transformer

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