Neste início de período e com a volta mais intensa das atividades presenciais na universidade, o Centro de Informática (CIn) da UFPE lembra a toda a comunidade dos serviços de escuta e apoio emocional oferecidos pelo Grupo de Acolhimento do CIn. O grupo, por meio da escuta solidária, busca proporcionar suporte emocional pontual e momentâneo a pessoas vinculadas ao CIn.

Criado em dezembro de 2017, o serviço é guiado pelos princípios de sigilo, não julgamento, empatia e cultura do (auto)cuidado para auxiliar terceirizados, bolsistas, docentes, técnicos-administrativos e alunos em momentos difíceis, como de dificuldade social, supressão de emoções, pensamento de desistência do curso etc.

É uma ação de caráter preventivo, que possibilita uma visão mais clara e ampla de si frente à problemática, podendo contribuir para evitar o agravamento e auxiliar num movimento propulsor de mudança. A proposta não é a resolução ou aprofundamento da problemática, mas sim, um momento de empatia para com a pessoa que busca o serviço.

Para marcar um atendimento durante o horário de funcionamento do CIn, assim que sentir necessidade de ser acolhido por um dos acolhedores do grupo, basta enviar mensagem para acolhimento@cin.ufpe.br informando suas melhores opções de horário e formato de atendimento (remoto ou presencial). O horário e as demais informações do atendimento serão repassadas via e-mail.

Além da escuta solidária, o Grupo de Acolhimento do CIn tem desenvolvido ações voltadas para o cuidado com a saúde mental, como: plantão psicológico; plantão psiquiátrico (consulta); vivências terapêuticas; oficinas; palestras e campanhas informativas.

Para mais informações, acesse: acolhimento.cin.ufpe.br