Pós-Graduação Profissional em Ciência da Computação    CIn / UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Profissional Nº 339

Nome do Aluno: Marcos Rogério de Oliveira Azevedo

Nome do Orientador: José Gilson de Almeida Teixeira Filho

Título da Dissertação:  Processos e Melhores Práticas de Gestão do Conhecimento para planejamento estratégico de SI/TI

Data da Defesa: 19/07/2022

Hora/Local: 14:00h –Virtual (Interessados em assistir entrar em contato com  a secretaria do Programa secmprof@cin.ufpe.br

Banca Examinadora:

Prof.  Hermano Perrelli de Moura (CIn/UFPE)

Prof.  Ivaldir Honório de Farias Júnior (UPE)

Prof. José Gilson de Almeida Teixeira Filho (CCSA/UFPE)

Resumo:

Neste estudo, propõe-se pesquisar as práticas de gestão do conhecimento utilizando o banco   de melhores práticas do Modelo de Maturidade para o planejamento estratégico, MMPE-SI/TI, proposto pela tese do doutor (TEIXEIRA FILHO, 2010). Nos Institutos Federais de Educação, com os profissionais e gestores da área de tecnologia da informação. Utilizou-se um questionário estruturado, conforme as melhores práticas de GC proposta pelo modelo de maturidade, foi aplicado neste grupo, com os dados coletados, aplicou-se a técnica de equações estruturais para verificar as práticas de gerenciamento do conhecimento nas diretoria e coordenações de TI nos IFEs. Com os resultados é possível identificar a atual situação dos IFE quanto ao uso destas práticas de gerenciamento do conhecimento nas diretorias e coordenações de tecnologia da informação.

Palavras-chave: Governança de TI. Alinhamento Estratégico. Gestão de Conhecimento. Processos e Melhores Práticas de Gestão do Conhecimento.