Pós-Graduação Profissional em Ciência da Computação CIn / UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Profissional Nº 340
Nome do Aluno: Welington Mothé de Oliveira
Nome do Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Título da Dissertação: Proposta de uma Metodologia de Desenvolvimento Distribuído de Software para Instituições Federais de Educação
Data da Defesa: 20/07/2022
Hora/Local: 14:00h –Virtual (Interessados em assistir entrar em contato com a secretaria do Programa secmprof@cin.ufpe.br)
Prof. Vinicius Cardoso Garcia (CIn/UFPE)
Prof. Rafael Prikladnicki (PUCRS)
Prof. Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (CIn/UFPE)
Resumo:
Com a crescente utilização de sistemas computacionais a demanda por desenvolvimento e manutenção de software tem se tornado cada vez maior, sobrecarregando assim pequenas equipes centralizadas. O desenvolvimento de software tem evoluído de acordo com surgimento de novas tecnologias e a exigência do mercado cada vez mais globalizado, forçando muitas empresas a distribuir suas equipes de desenvolvimento de software com o objetivo de aumentar sua produtividade. Atualmente é possível listar muitos casos em que grandes empresas multinacionais deixaram de ter uma equipe centralizada para usufruir dos benefícios de múltiplas equipes trabalhando em países com fuso horários distintos e produzindo software de maneira ininterrupta. Porém apesar de muitos benefícios o modelo de Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS) também traz um grau de complexidade muito maior, podendo levar a elevado custo ou a perda de produtividade se mal implantado.
A proposta apresentada neste trabalho foi fundamentada nos resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), realizada em conjunto com pesquisa ad-hoc para compreender como o tema tem sido abordado na literatura e um estudo de campo qualitativo e quantitativo baseado em dois questionários executados em conjunto com entrevistas não estruturadas realizadas de forma virtual para compreender o cenário de desenvolvimento de software dos Institutos Federais de Educação do Brasil (IFs).
O cenário dos IFs apontou que apesar de possuir uma estrutura distribuída em reitoria e campi, com equipes de TI em cada uma dessas localidades, não existe uma coordenação entre as equipes para um trabalho em conjunto. O que tem como consequência o problema de desenvolvimento paralelo de projetos de mesmo objetivo.
Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo a elaboração de uma proposta de metodologia de DDS que contemple a coordenação de todos os indivíduos de forma integrada em uma única equipe institucional que possa trabalhar todos os projetos de forma totalmente remota.
Palavras-chave: Desenvolvimento Distribuído de Software. Institutos Federais de Educação do Brasil. Engenharia de Software Baseada em Evidências. Revisão Sistemática da Literatura.
Comentários desativados