Pós-Graduação Profissional em Ciência da Computação    CIn / UFPE 

Defesa de Dissertação de Mestrado Profissional Nº 340

Nome do Aluno: Welington Mothé de Oliveira

Nome do Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos

Título da Dissertação:  Proposta de uma Metodologia de Desenvolvimento Distribuído de Software para Instituições Federais de Educação

Data da Defesa: 20/07/2022

Hora/Local: 14:00h –Virtual (Interessados em assistir entrar em contato com  a secretaria do Programa secmprof@cin.ufpe.br)   

Banca Examinadora:

Prof.  Vinicius Cardoso Garcia (CIn/UFPE)

Prof.  Rafael Prikladnicki (PUCRS)

Prof. Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (CIn/UFPE)

Resumo:

Com a crescente utilização de sistemas computacionais a demanda por desenvolvimento e manutenção de software tem se tornado cada vez maior, sobrecarregando assim pequenas equipes centralizadas. O desenvolvimento de software tem evoluído de acordo com surgimento de novas tecnologias e a exigência do mercado cada vez mais globalizado, forçando muitas empresas a distribuir suas equipes de desenvolvimento de software com o objetivo de aumentar sua produtividade. Atualmente é possível listar muitos casos em que grandes empresas multinacionais deixaram de ter uma equipe centralizada para usufruir dos benefícios de múltiplas equipes trabalhando em países com fuso horários distintos e produzindo software de maneira ininterrupta. Porém apesar de muitos benefícios o modelo de Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS) também traz um grau de complexidade muito maior, podendo levar a elevado custo ou a perda de produtividade se mal implantado.

A proposta apresentada neste trabalho foi fundamentada nos resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), realizada em conjunto com pesquisa ad-hoc para compreender como o tema tem sido abordado na literatura e um estudo de campo qualitativo e quantitativo baseado em dois questionários executados em conjunto com entrevistas não estruturadas realizadas de forma virtual para compreender o cenário de desenvolvimento de software dos Institutos Federais de Educação do Brasil (IFs).

O cenário dos IFs apontou que apesar de possuir uma estrutura distribuída em  reitoria e campi, com equipes de TI em cada uma dessas localidades, não existe uma coordenação entre as equipes para um trabalho em conjunto. O que tem como consequência o problema de desenvolvimento paralelo de projetos de mesmo objetivo.

Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo a elaboração de uma proposta de metodologia de DDS que contemple a coordenação de todos os indivíduos de forma integrada em uma única equipe institucional que possa trabalhar todos os projetos de forma totalmente remota.

Palavras-chave: Desenvolvimento Distribuído de Software. Institutos Federais de Educação do Brasil. Engenharia de Software Baseada em Evidências. Revisão Sistemática da Literatura.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00