O evento será um momento para compartilhar a experiência do CESAR e colaborar com a construção do Comitê de Diversidade do CIn-UFPE

Nos últimos anos, com a expansão universitária por meio de ações afirmativas, como a política de cotas (Lei nº 12.711/2012) e o acesso a programas de financiamento (Programa Universidade Para Todos, o Prouni e Programa de Financiamento Estudantil, o Fies), houve mudanças positivas, por exemplo, em relação ao racismo, ao preconceito, às questões de gênero, à intolerância religiosa, à formação ofertada e ao modelo eurocêntrico de currículo. Isso graças também às reivindicações dos estudantes por transformações, mas ainda há muito que avançar, pois a construção de um ambiente inclusivo passa pelo acolhimento constante à diversidade.

Pensando nessas questões, no dia 09 de agosto, o Centro de Informática (CIn) da UFPE recebe a palestra online ministrada por Roberta Fernandes sobre como formar um Comitê de Diversidade, a partir das 16h e com transmissão ao vivo no canal do CIn no YouTube. Roberta é diretora de Cultura, Comunicação, Diversidade e Sustentabilidade do CESAR, o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, e vai compartilhar a experiência da formação do Comitê de Diversidade no CESAR para ajudar a pensar a construção do comitê do CIn-UFPE. 

Criado em 2019, Comitê de Inclusão e Diversidade do CESAR, tem como missão fortalecer a inclusão e a expressão das diferenças, em seus vários aspectos, dentro da instituição para construir um ambiente seguro e de crescimento interno do CESAR. Por isso, as bases são o respeito à pluralidade e a promoção de uma inserção equalitária das pessoas nos espaços físicos e virtuais. Os membros do Comitê são organizados em squads focados em PCDs (pessoas com deficiência), pessoas negras, mulheres, sinergia entre gerações e LGBTQIA+. Cada um deles realiza reuniões quinzenais e, uma vez por mês, há uma grande reunião geral.   

Roberta Fernandes é jornalista por formação e conta com mais de 30 anos de experiência em áreas como comunicação empresarial, marketing, publicidade e propaganda. Cultura Organizacional, Diversidade e Sustentabilidade, ou ESG, são seus focos atuais. No CESAR, é diretora executiva de Cultura, Comunicação, Diversidade e Sustentabilidade (CCDS), onde entende que precisam de todos os perfis de pessoas. 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00