Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.035

Aluno: Bruno de Souza Jeronimo
Orientadora: Profa. Judith Kelner
Coorientadora: Profa. Anna Priscilla de Albuquerque Wheler ( University of Ontario Institute of Technology – Canada)
Título: Human-Robot Interaction Engagement Strategies for Children’s Education
Data: 11/08/2022
Hora/Local: 14h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. Jaelson Freire Brelaz de Castro (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Carmelo Jose Albanez Bastos Filho (UPE / Escola Politécnica de PE)
Prof. Judith Kelner (UFPE / Centro de Informática)

RESUMO:

A Robótica Assistiva e Educacional é uma das áreas de amplo destaque no campo da Interação Humano-Robô. Em relação a esse aspecto, recente revisão de literatura indica que o uso de robôs sociais no domínio educacional tem despertado significativa atenção nos últimos anos. Recursos tecnológicos podem apoiar a educação musical no desenvolvimento de habilidades individuais, além de apoio ao ensino à distância e o fortalecimento da autoeficácia e do aprendizado de habilidades independentes. As tecnologias podem reforçar as estratégias de aprendizagem existentes e incentivar mais pessoas a aprender música. O engajamento, nesse sentido, é fundamental para evitar a desistência e induzir o interesse do indivíduo em desenvolver novos horizontes de aprendizagem. O presente trabalho concentra-se então na comparação de dois modelos de robôs sociais que executam a mesma aplicação de Interação Humano-Robô (IHR) visando o contexto da educação musical para crianças, e a descoberta dos designs robóticos preferidos pelo público-alvo nas tarefas avaliadas. A avaliação realizada usou um protocolo remoto experimental que apoia a coleta de feedback online com os usuários durante a pandemia do COVID-19. Os resultados empíricos apoiaram a realização de avaliações quantitativas e qualitativas de nossa aplicação, além de destacar as diferenças percebidas nos recursos existentes nos corpos desses robôs.

Palavras-chave: Robôs Sociais, Educação Musical, Crianças, Avaliação de Usuário, Corporificação Robótica