A aprovação é mais uma conquista do Laboratório ESTUFA

O projeto Herói Cuidador, desenvolvido por alunos do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimentos de Sistemas Embarcados (ESTUFA) do Centro de Informática (CIn) da UFPE, sob orientação da professora Edna Barros, ficou em 11º lugar na terceira fase do Programa Centelha deste ano. O Herói Cuidador busca prevenir o estresse físico de cuidadores de idosos através de um sistema “vestível” capaz de detectar fadiga muscular e mal posicionamento da coluna.

A equipe completa foi composta por alunos de Engenharia da Computação do CIn-UFPE, Luísa Nogueira Costa Cavalcante e Italo Henrique Leça da Silva; alunos de Engenharia de Controle e Automação do CTG da UFPE, Aline Lima de Oliveira e Danilo Andrade Martins e a aluna de Engenharia Biomédica, Maiara Marçal Araújo.

As três primeiras fases do programa compõem o processo de seleção de ideias inscritas pelos proponentes que serão contratados por cada estado. Após a contratação, inicia-se a última etapa, na qual as empresas selecionadas passarão por um período de acompanhamento, recebendo recursos financeiros, diversas capacitações, descontos e créditos junto a empresas parceiras, além de apoio para network e outros benefícios.

O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI e, em Pernambuco, é executada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).

O objetivo é estimular a criação de empreendimentos inovadores, disseminar essa cultura em Pernambuco e oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso que contribuam para o desenvolvimento da economia nacional. O resultado completo da terceira fase do Centelha pode ser conferido neste link.