Seja um dos alunos interessados em contribuir para os projetos do CInside!

O projeto CInside foi criado com intuito de reunir os alunos e a comunidade do CIn-UFPE para a colaboração em projetos. A plataforma consiste em um Hub de projetos desenvolvido para compartilhar as iniciativas que estão sendo tocadas por membros do Centro. A sua principal função é encontrar outras pessoas que estejam interessadas em contribuir em iniciativas através de suas exposições e focar no match das tecnologias utilizadas com o que o usuário deseja se aperfeiçoar/aprender.

A ideia surgiu a partir de um levantamento inicial sobre a eficácia de contribuições em projetos para o desenvolvimento dos estudantes a partir da criação de portfólio e conexão com outros alunos em diversos níveis de experiência. Além da dificuldade dos coordenadores de projetos para encontrar contribuidores e vice-versa.

Trabalhar em projetos durante minha graduação me ajudou muito a conhecer pessoas do CIn e também a construir meu currículo para começar a procurar vagas de estágio e trabalho. A plataforma vem com o objetivo de divulgar mais esses projetos que acontecem dentro do nosso centro e conectar alunos que estejam procurando projetos reais para agregarem em seus currículos”, comenta o aluno idealizador do projeto, Daniel Bastos. 

Sobre o CInside

O que é suportado?

A ideia da plataforma é fomentar esse senso de comunidade através da motivação dos alunos de construir novas ferramentas e aprender com outros colegas. Para isso é possível cadastrar projetos públicos e privados que são divididos entre 3 estágios de desenvolvimento:

1. Ideia / Novo projeto

2. Em desenvolvimento

3. Publicado / Sendo mantido

Com isso, é possível encontrar pessoas com os mesmos interesses dentro de todos os estágios de criação e potencializar a construção da ideia.

Como funciona?

Ao acessar o website, o usuário poderá consultar uma listagem de projetos e analisar se algum deles é do seu interesse. Ao clicar em cada um deles, é possível ter acesso a uma descrição mais detalhada e a informações adicionais como: galeria de imagens, Github e URL para o website.

Ao se interessar por um projeto, o usuário pode ir diretamente ao Github do projeto e começar a contribuir. Caso seja privado, há a opção de clicar no botão de “Request to join” para a plataforma enviar um email ao coordenador do projeto informando o interesse (essa ação enviará algumas informações compartilhadas do usuário, como email, LinkedIn, Github e habilidades).

Todos os alunos podem adicionar novas ideias e projetos para desenvolver com outros grupos. Se você tem alguma ideia inovadora e/ou queira contribuir com outros projetos, aproveite a oportunidade e participe do CInside!

Comentários desativados