Premiação acontece dia 25 de outubro, em Brasília

Centro de Informática (CIn) da UFPE, em parceria com a Softex e o TRE, participam da premiação Judiciário Exponencial, com o projeto “Automatização da auditoria de funcionamento das Urnas Eletrônicas nas Eleições com uso de IA e Robótica”, na categoria Inovação Tecnológica. A iniciativa foi selecionada como finalista na premiação, que acontecerá em Brasília, no dia 25 de outubro, primeiro dia da 6ª Edição do EXPOJUD (Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito). 

No evento será apresentado o robô inteligente desenvolvido pela turma de Residência em Robótica e Inteligência Artificial Aplicadas a Testes de Software do CIn-UFPE através de convênio com a Softex e acordo de parceria tripartite com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), projeto apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991. O objetivo da residência é formar profissionais especializados e gerar oportunidades na área de software e hardware, em concordância com o propósito da Softex de fomentar a transformação digital brasileira. O robô desenvolvido é capaz de interagir com as urnas eletrônicas do TRE-PE para testes de integridade, contribuindo para o aperfeiçoamento do sistema eleitoral.

O Judiciário Exponencial busca organizar os principais encontros de tecnologia e inovação do ecossistema de Justiça. Este evento tem o objetivo de homenagear ações de inovação tecnológica dedicadas ao melhoramento das informações e serviços para a sociedade ou internos à instituições. A definição dos três vencedores de cada categoria (Inovação Tecnológica, Inovação na Gestão, Inovação Social, Laboratórios de Inovação, Executivo de Tecnologia, Executivo de Inovação e Liderança Exponencial) passará pelo Comitê Julgador, composto por membros de reconhecida expressão intelectual e experiência.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00