Seminário acontece no dia 22 de setembro, às 15h30, no Auditório do Departamento de Estatística

O professor da Universidade de Nápoles – L’ Orientale, Michele Gallo, está fazendo uma visita científica ao CIn-UFPE a convite do professor Francisco de Assis Tenório de Carvalho, e apresentará um seminário no dia 22 de setembro, às 15h30, no Auditório do Departamento de Estatística, com o tema “Higher-Order Singular Value Decomposition (HOSVD)”. A visita acontecerá no quadro do acordo de cooperação entre a UFPE e a Universidade de Nápoles – L’ Orientale, efetivo desde 2021 e com validade de cinco anos.

Na palestra, o professor falará sobre os tensores, arquiteturas algébricas altamente flexíveis para armazenar dados e descrever relacionamentos multilineares entre entidades de forma compacta. Um tensor genérico de ordem “n” armazena dados ao longo de “n” índices e pode ser descrito como uma generalização de estruturas simples, como matrizes bi e tri dimensionais, que são casos especiais de tensores de 2ª ordem (2 índices) e de 3ª ordem (3 índices). CANDECOMP/PARAFAC (CP) é considerado uma extensão de ordem superior da decomposição de valor singular matricial, bem como outra decomposição tensorial e variantes para dados de composição.

Michele Gallo é formado em Economia e Administração pela Universidade de Nápoles – Federico II (1995), onde posteriormente obteve um doutorado em “Gestão da Qualidade Total” (2000). É professor titular de Estatística desde outubro de 2020 na Universidade de Nápoles – L’ Orientale, com atuação na área de pesquisa em análise multivariada de dados, análise de dados composicional, análise Rasch e Estatística Aplicada.

Comentários desativados