Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE

Título: History-based Prioritization in the Context of Manual Testing: a
Study in a Real Industrial Setting
Data: 19/09/2022
Hora/Local: 15h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. Juliano Manabu Iyoda (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Genaína Nunes Rodrigues (UnB / Departamento de Ciência da Computação)
Prof. Breno Alexandro Ferreira de Miranda (UFPE / Centro de Informática)

RESUMO:

Muitas técnicas de priorização de casos de teste foram propostas com o objetivo final de acelerar a detecção de falhas. A priorização baseada em histórico, em particular, tem se mostrado uma estratégia eficaz. A maioria dos estudos empíricos realizados neste tópico, no entanto, se concentraram no contexto de testes automatizados. Investigar a eficácia da priorização baseada em histórico no contexto de testes manuais é importante porque, apesar da popularidade das abordagens automatizadas, o teste manual ainda é amplamente adotado na indústria. Neste trabalho nós propomos duas heurísticas de priorização baseadas em histórico e avaliamos elas no contexto de testes manuais em um ambiente industrial real. Para nossa avaliação nós coletamos informações históricas de execução de testes para 35 produtos, abrangendo mais de sete anos de informações históricas, contabilizando um total de 3,196 casos de teste únicos e 5,859,989 resultados de teste passados. Os resultados de nossos experimentos mostraram que a eficácia das abordagens propostas não estão longe de uma teórica priorização ótima, e que são significativamente melhores do que as alternativas de ordenações das suítes de testes, incluindo a abordagem utilizada como comparação do estado da arte, a ordem sugerida pela ferramenta de gerenciamento de testes e a ordem de execução seguida pelos testadores durante a execução real das suítes de testes avaliadas durante o nosso estudo.

Palavras-chave: Teste de Regressão. Priorização de Casos de Teste. Priorização Baseada no Histórico. Testes Manuais.