Considerando orientandos diretos e indiretos (orientandos de orientandos), são 1430 pós-graduados

A Plataforma Acácia é dedicada ao estudo da Genealogia Acadêmica do Brasil. Concebida por um grupo de pesquisadores atuantes na área de Cientometria da Universidade Federal do ABC (UFABC), tem o intuito de documentar as relações formais de orientação no contexto dos programas de pós-graduação brasileiros e, para tanto, utiliza dados disponíveis na Plataforma Lattes, que concentra mais de 7,3 milhões de currículos acadêmicos. 

Pelo índice Genealógico, por quase todos os indicadores, Silvio Meira, professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, está entre os cinco primeiros. Na métrica de Descendentes, que considera o número de descendentes diretos (orientandos) e indiretos (orientandos de orientandos) que um acadêmico possui, 2 são do CIn-UFPE: Silvio Meira, em 5º, e Paulo Cunha, em 21º. 

Outros indicadores em que Silvio está entre os 5 primeiros são o Índice Genealógico, referente ao maior número g de descendentes que possuem, no mínimo, g descendentes cada, em que Silvio está em primeiro lugar. A Fecundidade, representativa do número de descendentes diretos, no qual Silvio também ocupa a primeira posição, com 166 orientandos diretos. Já em Fertilidade é o número de descendentes diretos que possuem, no mínimo, um descendente que é levado em consideração e, nesta categoria, Silvio está na segunda posição, com 41. Em Relações, que é referente ao número de conexões na descendência de um acadêmico, Silvio está em quinto lugar. 

A documentação é feita sob a forma de grafos de genealogia acadêmica, em que cada vértice representa um pesquisador e cada aresta uma relação de orientação concluída entre dois pesquisadores (orientador e orientado). Esses grafos são identificados a partir de distintas bases de dados por algoritmos gerados pelos criadores da Acácia, que também desenvolvem métricas para avaliar pesquisadores quanto às características topológicas de grafos de genealogia acadêmica.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00