O Aluno participou da Obsat como integrante do projeto de extensão Asa Branca Aerospace

O projeto de extensão Asa Branca Aerospace conquistou o vice-campeonato na fase regional Norte/Nordeste da 1º olimpíada de Satélites do Brasil, a Obsat. A participação do projeto na olimpíada contou com as contribuições do aluno de Engenharia da Computação do CIn, Antonio Eduardo Nery de Sousa, além dos demais integrantes do curso de Engenharia Eletrônica, João Henrique de Andrade Dias Silva, Rosineide da Silva Barros e Diogo Guedes Alcoforado de Moraes. Os professores Hermano Andrade Cabral e Gilson Jerônimo da Silva Júnior, ambos do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE, foram os orientadores do projeto na Olimpíada.

Para Eduardo Nery, que estuda a Hardware e Software para aplicações aeroespaciais, área que cresce exponencialmente no mundo, a contribuição do CIn para essa conquista foi imprescindível pelo aprendizado fornecido em linguagens de baixo nível, além do conhecimento em processamento de imagens e criação de APIs”, comenta.

A olimpíada aconteceu no formato presencial no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte, e várias equipes patrocinadas por Instituições federais como UFMA, UFBA, UFPI, participaram. A competição começou em maio de 2021 e continua até o momento para a fase nacional. A premiação da fase regional aconteceu dia 02/09.

Sobre a Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI

A Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI é uma Olimpíada Científica de abrangência nacional, concebida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP).