O trabalho recebeu duas distinções de premiações: Divisão de Finanças e Melhor Trabalho do Evento

O Professor do CIn-UFPE George Darmiton foi premiado, na última sexta-feira, 23 de setembro, durante a cerimônia de encerramento do XLVI Encontro da ANPAD – EnANPAD 2022, pela co-autoria do artigo “Reward Crowdfunding Success Forecasting: An Empirical Evaluation of Machine Learning Algorithms”. Com a parceria dos pesquisadores Wesley Mendes (FGV/EAESP), Israel Felipe (PPGA/UFRN e NIPE/Universidade do Minho, Portugal) e Leonardo Alves (UFPE), o trabalho recebeu duas distinções de premiações: Divisão de Finanças e Melhor Trabalho do Evento

O trabalho avalia diferentes algoritmos de aprendizagem de máquina (classificadores monolíticos e sistemas estáticos e dinâmicos de combinação de classificadores) para o problema binário de predição de sucesso de rewards-based crowdfunding. Como intuito de melhorar a predição do sistema, foram adicionadas informações relativas ao sentimento da mídia no momento de lançamento da campanha de crowdfunding. Estas informações foram extraídas de tweets do jornal O Estado de São Paulo usando técnicas de Processamento de Linguagem Natural. Ao final, estratégias de eXplainable Artificial Intelligence (XAI), mais especificamente, Shapley values, foram usadas para indicar e “explicar” quais atributos mais influenciaram nas decisões dos classificadores. 

O material pode ser de grande valia, não apenas para usuários finais de sistemas dessa natureza, pois podem aumentar a confiança sobre as decisões automáticas, mas também são vitais para que pesquisadores possam melhor entender os erros (e os acertos) das máquinas de aprendizagem e, assim, gerar versões ainda mais precisas dos algoritmos. “O artigo condensa um trabalho desenvolvido a várias mãos, com resultados promissores e desafios próprios de um trabalho multidisciplinar, multiárea, multiregião e multi-institucional”, comenta o professor George Darmiton.

Sobre o XLVI Encontro da ANPAD – EnANPAD 2022

O Evento foi realizado de 21 a 23 de setembro de 2022, no formato online, e teve como tema central “Enfrentando os grandes desafios da sociedade: O papel da gestão, dos gestores e das organizações”. Esse é o maior evento nacional da área e um dos maiores do mundo. Nessa edição, contou com mais de 1.900 participantes e 2.389 trabalhos submetidos.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00