O CIn passa a ser o único Centro com dois INCTs no Brasil

No dia 25 de novembro, foi aprovado na chamada Nº 58/2022 – Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT do CNPq, a criação do Instituto Nacional de Inteligência Artificial (IAIA) do CIn-UFPE. Os INCTs visam articular e agregar, a nível nacional, os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e campos estratégicos para o desenvolvimento sustentável do país.

O CIn passa a ser o único Centro com dois INCTs no Brasil. A criação de um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Inteligência Artificial (IAIA) irá reunir e estimular pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação colaborativas em Inteligência Artificial, além de tornar a Inteligência Artificial brasileira internacionalmente reconhecida pela qualidade de suas pesquisas. A iniciativa desenvolverá um forte programa de capacitação de formação de recursos humanos em Inteligência Artificial, inclusive Inteligência Artificial aplicada.

“O problema geral a ser abordado pelo Grupo de Pesquisa será o desenvolvimento de novas técnicas e algoritmos que avancem internacionalmente a pesquisa científica, tecnológica e de inovação na área de Inteligência Artificial, fomentando tecnologias que fortaleçam a academia, a economia, as políticas sociais e o meio ambiente do país”, comenta a professora do CIn e coordenadora do projeto, Teresa Bernarda Ludermir. “Em particular, o IAIA tem uma preocupação com a Inteligência Artificial responsável, ou seja, em como essas novas técnicas e algoritmos lidam com os princípios de imparcialidade, transparência e explicabilidade, e privacidade e segurança”, completa.

Com sua capilaridade, interdisciplinaridade, pluralidade e o funcionamento em rede, o Instituto Nacional de Inteligência Artificial do CIn irá fomentar projetos de pesquisas nos mais diversos níveis, pesquisas inovadoras de classe mundial, projetos de extensão para integração com a sociedade, empreendedorismo tecnológico, transferência de tecnologia, formação de recursos humanos e divulgação científica objetivando ser referência internacional em IA.