Seu trabalho tem influência mundial em Inteligência Artificial e Processamento de Imagens

O Prof. Francisco Carvalho foi eleito como membro titular na seção de Ciências da Engenharia da Academia Brasileira de Ciências. É um dos 14 acadêmicos da UFPE e o único do CIn. Na área de computação, é o primeiro do CIn e do Nordeste a ser eleito para a ABC. Também é o primeiro da área de inteligência artificial no Brasil a ser eleito para a ABC.

Segundo o Prof. Francisco, ser eleito para a ABC como membro titular, conquistando uma posição permanente, é uma grande honra pois significa que o seu trabalho entrou em um patamar que é reconhecido como importante dentro da Ciência Brasileira. É a mais alta distinção que um cientista brasileiro pode almejar a nível nacional pois é outorgada por acadêmicos da ABC de todas as áreas. E reflete a excelência acadêmica do CIn e da UFPE proporcionando uma visibilidade muito boa para a ciência pernambucana e para nossas instituições universitárias.

Para o Professor Anderson Gomes, membro titular e vice-presidente regional da ABC para o Nordeste e Espírito Santo, é de grande relevância para a UFPE ter mais dois membros eleitos na ABC – o Professor Severino Junior, do Departamento de Química Fundamental, também foi eleito – demonstrando a excelência da pesquisa realizada por vários dos pesquisadores em atividade na UFPE. No ano em que a UNESCO celebra o Ano da Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável, ao mesmo tempo em que o negacionismo e descaso com a educação e ciência no Brasil precisa ser imediatamente revertido, é gratificante ver os destaques da UFPE.

A Academia Brasileira de Ciências foi criada em 1916 com o principal papel de, por meio da seleção criteriosa de seus membros, estabelecer padrões de excelência no campo da ciência no Brasil. A seleção é baseada em contribuições para a ciência, formação de recursos humanos, reconhecimento internacional, serviços prestados à comunidade científica, entre outros.

A ABC possui cerca de 900 membros dos quais 560 são titulares, 176 correspondentes e 148 afiliados. Também publica um periódico revisado por pares: os Anais da Academia Brasileira de Ciências.

A Região Nordeste + Espírito Santo tem 41 acadêmicos, dos quais apenas dois estão na seção Ciências da Engenharia. Na área de Ciência da Computação, a ABC possui 14 acadêmicos: cinco da UFRJ, três da UFMG, dois da USP, um da PUC-Rio, um da UNICAMP e um da UFPE. Dos cerca de 2500 professores da UFPE, 14 são acadêmicos: 11 do CCEN, dois do CTG e um do CIn.

O Prof. Francisco Carvalho é pesquisador do CIn-UFPE desde 1999 e é professor titular da UFPE desde 2011. Membro titular da Academia Pernambucana de Ciências (APC) desde 2020, será também membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) a partir de 2023.  Atualmente é pesquisador 1A do CNPq e, em 2021, recebeu o Prêmio de Mérito Científico da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

Está na faixa de 1% dos cientistas mais influentes do mundo na área de Inteligência Artificial e Processamento de Imagens ao longo de toda a sua carreira, segundo estudo da Plos Biology/Elsevier. Suas contribuições científicas foram realizadas em Aprendizagem de Máquina, com ênfase em aprendizado não supervisionado e aprendizado de máquina a partir de dados simbólicos. Foi o primeiro a trabalhar nessa área no Brasil.

O Professor também atuou como membro do CA-CC do CNPq (de 07/2017 a 06/2020) e como membro da CDCT da FACEPE na área de Ciências Exatas e da Terra (de 08/2006 a 07/2009 e de 11/2021 a 10/2023). Formou 24 mestres e 11 doutores e publicou mais de 230 artigos em periódicos de alto impacto e conferências de reconhecida qualidade. Participou como Professor Visitante em várias universidades estrangeiras. Foi eleito membro do conselho da International Association for Statistical Computing – IASC (2009 a 2013). Foi membro do comitê executivo da Latin American Regional Section – LARS da IASC (2017 a 2020).