É o mais alto nível da carreira acadêmica e o reconhecimento da autoridade do docente em sua área

Ao longo de 2022, cinco professores do Centro de Informática (CIn) da UFPE foram promovidos ao cargo de Professor Titular: Alex Sandro Gomes, Frederico Luiz Gonçalves de Freitas, George Darmiton da Cunha Cavalcanti, Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza e Silvio de Barros Melo.

A progressão acontece da posição de Professor Associado para Professor Titular, quando é reconhecido como uma autoridade máxima na sua área dentro da Universidade e pode participar de demandas administrativas.

A aprovação passa por um processo de avaliação de desempenho, de acordo com diretrizes estabelecidas em regulamento e uma aprovação de Memorial que considera atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, ou de defesa de tese acadêmica inédita. A avaliação desse processo de promoção deve ser realizada por uma comissão constituída com, no mínimo, 75% de membros externos à instituição.

O corpo docente do CIn-UFPE conta, ao todo, com 25 professores titulares, o que representa a relevância e a excelência da instituição nos três pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão para a formação de profissionais qualificados e completos em capacidades que atendem às exigências acadêmicas e às demandas do mercado profissional.

Os demais professores titulares do Centro são Alexandre Cabral Mota, Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos, Aluizio Fausto Ribeiro Araújo, André Luís de Medeiros Santos, Augusto Cezar Alves Sampaio, Djamel Fawzi Hadj Sadok, Edna Natividade da Silva Barros, Fabio Queda Bueno da Silva, Francisco de Assis Tenório de Carvalho, Hermano Perrelli de Moura, José Augusto Suruagy Monteiro, Judith Kelner, Nelson Souto Rosa, Paulo Henrique Monteiro Borba, Paulo Roberto Freire Cunha, Paulo Romero Martins Maciel, Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio, Ruy José Guerra Barretto de Queiroz e Teresa Bernarda Ludermir.