18ª Conferência Internacional Conjunta sobre Teoria e Aplicações de Visão Computacional, Imagem e Computação Gráfica

Três artigos da Residência em Robótica e Inteligência Artificial Aplicadas a Testes de Software foram aceitos no VISAPPInternational Joint Conference on Computer Vision, Imaging and Computer Graphics Theory and Applications. A conferência é um importante ponto de contato entre pesquisadores, engenheiros e profissionais na área de sistemas de aplicação de visão computacional.

De 19 a 21 de fevereiro, em Lisboa, serão apresentados trabalhos em cinco trilhas simultâneas que abrangem todos os diferentes aspectos relacionados à área de sistemas de aplicação de visão computacional: Formação e Pré-processamento de Imagens; Análise e Compreensão de Imagem e Vídeo; Movimento, Rastreamento e Visão Estéreo; e Aplicativos e Serviços.

A parceria entre o CIn-UFPE, a Softex e o TRE-PE é apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991. Segue a filosofia de uma residência tecnológica, inspirada nas residências médicas, com um turno dedicado às aulas e outro dedicado à realização de atividades práticas em desafios de inovação e pesquisa na área de robótica e inteligência artificial. Confira os trabalhos aceitos:

Image Quality Assessment in the Context of the Brazilian Electoral System

O objetivo do trabalho, desenvolvido em parceria com alunos de iniciação científica, foi avaliar a qualidade da imagem do terminal do mesário – parte do sistema da urna eletrônica – para definir o melhor posicionamento da câmera para extrair o título de eleitor. A tela é de LCD e possui algumas características que dificultam a extração das informações com uso do OCR, como baixo contraste e reflexo.

Foram feitas duas abordagens de avaliação: com OCR e avaliação de borramento. Estas foram validadas sendo comparadas com avaliadores da qualidade de imagem sem referência e um formulário aplicado com pessoas. Foi de grande crescimento profissional a realização deste trabalho com desenvolvimento em uma área bastante relevante”, explica Jairton Falcão, um dos autores do artigo. Os demais autores são Zilde Neto, Julia Souza, Vinicius Ventura, Marcondes Ricarte e João Marcelo.

IncludeVote: Development of an assistive technology based on computer vision and robotics for application in the Brazilian electoral context

O trabalho, desenvolvido por Felipe Augusto da Silva Mendonça, Marcondes Ricarte e João Marcelo, nasceu da necessidade de proporcionar às pessoas com deficiência motora a possibilidade de realizar o processo de votação sem o auxílio de um assistente.

“Foi um prazer fazer esse trabalho, pois é de extrema importância o desenvolvimento de soluções que proporcionam inclusão, nesse caso no âmbito eleitoral, tendo em vista que sem a ferramenta o processo de votação é mais dificultoso”, comenta Felipe Mendonça.

Ele também explica a ferramenta desenvolvida: “consiste em um mouse de cabeça em conjunto com uma interface adaptada, que permite ao usuário com capacidade motora reduzida escolher o candidato que deseja votar, e de um braço robótico que realiza efetivamente o processo de votação para o usuário”.

Automatic robotic arm calibration for the integrity test of voting machines in the Brazilian 2022’s election context

O objetivo do trabalho foi facilitar o mapeamento das teclas da urna para o nosso projeto de automatização da auditoria das urnas eletrônicas, pois antes do trabalho levava cerca de uma a duas horas para fazer o mapeamento de cada umas das teclas e esse mapeamento era feito de forma manual, sendo necessário que a pessoa que estivesse  responsável tivesse, no mínimo, um treinamento anterior para realizar essa função.

Jonas Ferreira, autor do artigo em conjunto com Marcondes Ricarte e João Marcelo, explica: “Dessa forma, o trabalho veio para propor um mapeamento que é feito por um câmera de forma automática, onde não é necessária a intervenção de uma pessoa para esse mapeamento, apenas a execução da aplicação”.

A edição de 2023 do VISAPP marca a volta dos eventos presenciais dessa série de conferências tão conhecida nas áreas de Processamento de Imagem e Visão Computacional. Para o professor João Marcelo “será uma ótima oportunidade de interagir com grandes nomes da área e representar o CIn no velho continente. A qualidade dos TCCs da residência foi comprovada com o aceite dos trabalhos submetidos, toda a equipe está de parabéns”.