Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº 586

Aluno: Jefferson Ferreira Barbosa
Orientador: Prof. Hermano Perrelli de Moura
Coorientador: Prof. Marcelo Luiz Monteiro Marinho (UFRPE/Departamento de Computação)
Título: A Model for Dealing with Epistemic Uncertainties in Agile Software
Project Management
Data: 03/02/2023
Hora/Local:  9h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Profa. Simone Cristiane dos Santos (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Adiel Teixeira de Almeida Filho (UFPE / Centro de Informática)
Profa. Sheila dos Santos Reinehr (PUC-PR – Programa de Pós-Graduação em Informática)
Prof. Ivaldir Honório de Farias Junior ( UPE – Campus Garanhuns)
Prof. Marcos Felipe Falcão Sobral ( UFRPE / Departamento de Administração)

RESUMO:

Desde que os métodos ágeis começaram a ser utilizados para o desenvolvimento de software, os gerentes de projeto têm buscado maneiras de melhorar esses projetos. A agilidade convive com a incerteza, pois um dos princípios do projeto ágil é a possibilidade de mudanças rápidas. Um dos principais desafios para os gerentes de projetos é que eles precisam tomar decisões sobre o futuro ao planejar seus projetos. No entanto, essas decisões são feitas no tempo presente, tornando-as inerentemente incertas. Além disso, a evolução do pensamento em gerenciamento de projetos aumentou o interesse em áreas ainda não exploradas por pesquisadores e profissionais de gerenciamento de projetos, incluindo interesse em áreas como complexidade e incerteza. A incerteza epistêmica está associada à falta de informações sobre determinadas fases do projeto. Muito característico de projetos que adotam metodologias ágeis. Assim, aplicar o gerenciamento da incerteza epistêmica em projetos de software pode representar uma vantagem competitiva para o desenvolvimento ágil de software. Além disso, a quantificação das incertezas permite comparações entre projetos. Essa quantificação é essencial para fins comparativos e avaliação de abordagens alternativas para problemas do mundo real na gestão da incerteza epistêmica. No entanto, apesar do uso crescente de abordagens de gerenciamento de incerteza, muitos projetos ainda falham. Alguns estudos recentes mostram que as abordagens atuais para gerenciar a incerteza organizam as informações conhecidas do projeto, mas dão pouca ou nenhuma indicação das informações desconhecidas ou incertezas associadas ao projeto. Essas abordagens de gerenciamento de incerteza não consideram o aspecto quantitativo do gerenciamento de incerteza além das inter-relações entre fontes de incerteza em projetos de software. O método utilizado nesta tese foi a pesquisa-ação, conduzida para investigar a quantificação da incerteza epistêmica em um contexto real de projeto de engenharia de software. O autor realizou uma revisão quasi-Sistemática da literatura para apoiar a pesquisa-ação na busca de abordagens para quantificar a incerteza epistêmica em projetos de software. A aplicação do método ilustra o benefício de aplicar abordagens de quantificação de incertezas para reduzir e priorizar incertezas epistêmicas em projetos de software. A aplicação dos métodos de pesquisa acima resultou na construção de um modelo para quantificar a incerteza epistêmica em projetos de software. Esta tese também discute o impacto do modelo proposto para lidar com a gestão da incerteza epistêmica. Esses resultados compartilham descobertas que podem ajudar as equipes de software ágil a melhorar o tratamento da incerteza.

Palavras-chave: Gerenciamento de projetos de software. Gestão da incerteza epistêmica. Quantificação da Incerteza. Redes Bayesianas. Teoria da Evidência